O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quinta-feira (29) que a alta da taxa básica de juros, a Selic, teve impacto mais negativo sobre a geração de empregos em 2025 do que o tarifaço imposto pelo presidente americano Donald Trump.
“O tarifaço impactou, claro, mas acho que o impacto dos juros foi maior que o do tarifaço. Do ponto de vista global da indústria, o efeito dos juros é mais danoso”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa durante a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Segundo Marinho, os efeitos da tarifa extra imposta por Donald Trump foi centrada em setores específicos da economia, principalmente o comércio. O ministro destacou que medidas adotadas por Lula na abertura de mercados e planos de apoio aos empresários ajudaram a conter parte do impacto sobre novas contratações nas áreas.
Oportunidade com segurança!
Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29), o Brasil abriu 1,28 milhão de vagas formais de trabalho em 2025. Os dados representam uma queda de 23% em relação ao ano anterior, quando o país registrou 1,67 milhão de empregos com carteira assinada.
Esse é o pior resultado para o ano desde a nova série histórica, iniciada em 2020, na pandemia. Naquele ano, o Brasil encerrou o período com 189.393 mil postos de trabalho encerrados.
Marinho comentou que já vinha alertando sobre o processo de desaceleração do crescimento econômico e que seus avisos se tornaram realidade. “Não se trata de desaquecimento da economia, felizmente. Não se trata de queda na economia, mas é no ritmo do crescimento”, criticou.
Continua depois da publicidade
Sobre 2026, Marinho destacou que é possível que a atuação do Banco Central comprometa uma boa parcela do ano “por responsabilidade exclusiva do monitoramento que o BC faz, e que faz de forma muito conservadora”.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.