sábado , 21 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Ideia: 61% dos evangélicos veem ofensa ou preconceito em ala de desfile pró-Lula

A pesquisa do Instituto Ideia divulgada na quinta-feira (19) mostrou que 61,1% dos evangélicos acreditam que houve ofensa ou preconceito em uma ala do desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no carnaval do Rio de Janeiro. O setor em questão retratava famílias em latas de conserva.

Entre os entrevistados, 34,3% classificaram o desfile como uma “ofensa à liberdade religiosa”, enquanto 26,8% disseram que se tratou de uma “representação preconceituosa”.

Em contrapartida, 11% chamaram a ala de “crítica artística legítima” e 8,7% a classificaram como “sátira aceitável”. Outros 19,2% não souberam ou não quiseram opinar.

Oportunidade com segurança!

O levantamento também perguntou se os evangélicos chegaram a assistir ao desfile. Do total, 45,9% disseram que apenas viram notícias e postagens sobre o assunto; 23,9% afirmaram não ter visto nem ouvido falar; 19,1% disseram ter visto o desfile ou vídeos posteriormente; e 11,1% não assistiram, mas ouviram falar do caso.

Polarização

Outro ponto abordado pela pesquisa foi o impacto da apresentação na polarização religiosa e política. Para 21,2% dos entrevistados, esse tipo de representação ajuda a normalizar a discriminação simbólica. Outros 20,7% entendem que ela provoca reflexão crítica; 17,5% avaliam que amplia o debate público; e 13,4% dizem que não gera impacto relevante.

O Ideia também questionou como os entrevistados acreditam que seria a reação pública caso outro grupo religioso tivesse sido retratado da mesma forma. Para 35,1%, a reação seria mais intensa; 29,3% acham que seria igual; 14,8% dizem que seria menos intensa; e 20,9% não souberam ou não opinaram.

Continua depois da publicidade

Todos os ouvidos pela pesquisa se declaram evangélicos ou protestantes. Foram 656 entrevistados por meio de recrutamento digital no dia 18 de fevereiro. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Desfile de polêmicas

A Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial do carnaval carioca este ano, após ter vencido a Série Ouro em 2025. A escola, porém, já foi rebaixada e voltará ao grupo de acesso em 2027.

A agremiação homenageou Lula com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” e enfrentou polêmicas desde o anúncio do tema. A ala “família em conserva” virou alvo de uma ação da OAB-RJ por suposto preconceito religioso.

Antes mesmo do desfile, opositores do presidente já haviam apresentado críticas e tentativas de intervenção judicial, alegando que a homenagem configuraria propaganda eleitoral antecipada.

fonte

Verifique também

PGR se manifesta contra pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro após perícia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (20), parecer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *