quarta-feira , 8 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Hamas diz que enviou lista de palestinos que devem ser libertados em troca de reféns

O Hamas informou nesta quarta-feira (8) que trocou listas de prisioneiros que devem ser libertados por Israel no contexto das negociações que acontecem no Egito para o fim da guerra, ao mesmo tempo em que expressou “otimismo” com as conversas indiretas.

Por meio de um comunicado, o grupo terrorista sinalizou que sua delegação está mostrando “a positividade e a responsabilidade necessárias para alcançar os avanços necessários e concluir o acordo”. Os mediadores – egípcios e cataris – “estão realizando grandes esforços para eliminar qualquer obstáculo à implementação do cessar-fogo, e prevalece um espírito de otimismo entre todos”, diz a nota.

As negociações estão focadas nos mecanismos para alcançar o fim da guerra, a retirada das forças israelenses da Faixa de Gaza e a libertação dos 48 reféns em mãos do Hamas, vivos e mortos, em troca da libertação por parte de Israel de centenas de palestinos, segundo a proposta do presidente americano, Donald Trump.

Na terça-feira, dia do segundo aniversário dos ataques terroristas em solo israelense, Fawzi Barhoum, um dos porta-vozes do Hamas, insistiu que só haverá um acordo se o fim da guerra for definitivo e se Israel abandonar totalmente o enclave palestino.

A primeira fase do plano de Trump centra o diálogo iniciado nesta semana no Egito e estipula a troca dos reféns. A proposta do republicano também contempla a desmilitarização da Faixa de Gaza e a possibilidade de negociar no futuro um Estado palestino.

Ainda, está prevista a participação de uma equipe de negociadores americanos liderada pelo enviado especial de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff.

A terceira rodada de negociações indiretas entre os negociadores de Israel e o grupo terrorista começou nesta quarta, na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, para acertar a aplicação do plano de paz para Gaza do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com um maior apoio dos mediadores.

Segundo informou à Agência EFE uma fonte de segurança egípcia, e conforme noticiou a emissora egípcia Al Qahera News, as delegações de alto nível de ambas as partes retomaram as negociações por volta das 11h (horário local, 5h de Brasília) em Sharm el-Sheikh, no mar Vermelho, com a presença de altos representantes de Egito, Catar, Turquia e Estados Unidos.

Nas conversas desta quarta estarão envolvidos de forma direta os chefes dos serviços de Inteligência de Egito e Turquia, assim como o primeiro-ministro e chefe da diplomacia do Catar, Mohammed bin Abdulrahman, e uma equipe de negociação americana liderada pelo enviado especial de Trump, Steve Witkoff.

fonte

Verifique também

Nobel de Química vai para trio pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas

Três cientistas foram laureados com o Prêmio Nobel de Química 2025 pelo “desenvolvimento de estruturas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *