terça-feira , 11 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Haddad diz que tem espaço para corte de juros e defende debate “honesto” sobre Selic

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que a taxa básica de juros, hoje em 15% ao ano, tem espaço para corte, e que a discussão sobre o tema “deve ser feita de forma honesta e sem personalização”.

Em entrevista à CNN Brasil, Haddad disse que a manutenção da Selic em patamar elevado é alvo de questionamentos legítimos em diferentes setores da economia, incluindo o sistema financeiro.

“Essa opinião é compartilhada por setores da sociedade, inclusive por bancos com os quais me reuni hoje. Há espaço para corte. Isso não é uma questão pessoal, é uma questão institucional”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O ministro destacou que a decisão cabe ao colegiado do Banco Central, formado por nove diretores e o presidente da instituição, mas ponderou que parte do mercado já entende que chegou a hora de iniciar um ciclo de redução dos juros.

“Ninguém deveria se afligir com um debate honesto sobre essas questões. Todos querem o que é melhor para o país”, disse.

Haddad também ressaltou que os fundamentos econômicos estão mais sólidos, com inflação controlada, crescimento acima do esperado e melhora nas contas públicas, fatores que, segundo ele, reforçam as condições para a queda da Selic.

fonte

Verifique também

Moraes se reúne com Gonet e Motta para discutir combate ao crime organizado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou uma reunião nesta segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *