quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Haddad diz que Brasil quer negociar tarifas, mas culpa é de relação Trump-Bolsonaro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (21) à rádio CBN que, apesar do cenário adverso com os Estados Unidos, o governo mantém a postura de negociação, mas que que “o que sobra para manutenção da tarifa de 50% é relação pessoal entre Trump e Bolsonaro”, em referência às ameaças do presidente americano ao Brasil ligadas ao julgamento do ex-presidente.

Haddad criticou a atuação de grupos internos que, segundo ele, “estão concorrendo contra os interesses nacionais”, já que não existe déficit dos EUA com o Brasil. “Com BRICS, o Brasil está longe de ser problema. O Brasil não vai sair da mesa de negociação.”

Segundo ele, “orientação de Lula é ficar permanentemente engajado em negociação com EUA; vamos insistir na negociação comercial”. Ele acrescentou que “não há razão para distanciamento entre Brasil e EUA”.

Haddad reforçou que o Brasil está tomando medidas coordenadas para enfrentar a ameaça das tarifas de 50% propostas pelo governo Trump, reiterando a importância de unidade nacional e engajamento diplomático. “É hora de unidade do país na defesa do interesse nacional”.

Haddad ressaltou que as muitas idas e vindas das decisões do governo americano exigem preparação para diferentes cenários: “Estamos nos preparando para vários cenários, houve muitas idas e vindas nas decisões do governo dos EUA”. Ele informou ainda que o encarregado de negócios dos EUA ainda “não procurou autoridades do governo do Brasil”.

Com o calendário avançando, Haddad admitiu a possibilidade de até o dia 1º de agosto não haver resposta oficial de Washington: “Estamos considerando cenário de chegar a 1º de agosto sem uma resposta dos EUA”. Nesse caso, o Brasil já possui um “plano de contingência para qualquer decisão que venha a ser tomada por [presidente] Lula”. O ministro adiantou, no entanto, que a intenção do governo não é retaliar.

fonte

Verifique também

Haddad repete que não tem intenção, no momento, de ser candidato em 2026

“Não tenho intenção neste momento de ser candidato em 2026. Já expressei isso no partido. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *