quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Haddad anuncia crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para destravar o Plano Safra

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (21) a liberação de um crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para destravar as linhas de crédito subvencionadas do Plano Safra, que haviam sido suspensas pelo Tesouro Nacional. A paralisação ocorreu devido à não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo Congresso.

Haddad enfatizou que, apesar de se tratar de um crédito extraordinário, a medida está dentro dos limites do arcabouço fiscal. “É como se tivesse sido aprovado dentro do Orçamento. Não há impacto fiscal”, afirmou.

Segundo o ministro, a decisão foi tomada diante da demora na aprovação do Orçamento e da necessidade de retomada imediata dos financiamentos. “Não podíamos aguardar a aprovação da LOA no ritmo em que as coisas estão”, justificou.

A medida foi respaldada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que, segundo Haddad, autorizou a operação. Pela manhã, ele havia procurado o órgão para garantir a legalidade da liberação dos recursos.

A suspensão das linhas de crédito havia gerado preocupação no setor agropecuário, já que o anúncio ocorre em um momento crítico para a produção. Agricultores brasileiros estão no período de plantio da segunda safra de milho, colheita de soja e início da colheita de arroz. Em outras culturas, como o café, os produtores realizam tratos culturais.

O Ministério da Fazenda ressaltou que o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), voltado para pequenos agricultores, segue operando normalmente.

fonte

Verifique também

CNI vai ao STF contra trecho da lei que corta benefícios fiscais em 10%

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 14, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *