segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Guerra iminente? Irã ameaça EUA com ataque massivo a bases militares no Oriente Médio

O Irã afirmou nesta quarta-feira (11) que atacará “todas” as bases dos EUA no Oriente Médio se as negociações nucleares fracassarem e a nação persa for atacada, como Washington ameaçou.

“Em caso de qualquer conflito, os EUA devem deixar a região porque todas as suas bases estão ao nosso alcance e atacaremos todas elas nos países que as hospedam”, disse o ministro da Defesa iraniano, o general de brigada Aziz Nasirzadeh, após uma reunião de gabinete, em comentários divulgados pela agência de notícias Mehz.

O oficial militar frisou que, “se Deus quiser, as negociações (nucleares) serão bem-sucedidas, mas se fracassarem e um conflito nos for imposto, as baixas do outro lado serão, sem dúvida, muito maiores do que as nossas”.

Nasirzadeh afirmou que as Forças Armadas iranianas estão totalmente operacionais e equipadas e ressaltou que, na semana passada, testaram um míssil com uma ogiva de duas toneladas com “excelentes resultados”.

O país persa desenvolveu uma indústria nacional de armamentos nas últimas quatro décadas devido ao embargo internacional, com foco particular em mísseis, e conta com vários que alcançam 2.000 quilômetros, distância suficiente para atingir Israel.

O Irã e os EUA estão em negociações para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, que começaram em 12 de abril e com uma sexta rodada marcada para esta semana, em meio a divergências significativas sobre o enriquecimento de urânio por parte de Teerã, que Washington quer interromper.

O presidente dos EUA, Donald Trump, repetiu ameaças militares contra o Irã caso um acordo não seja alcançado, enquanto Israel já defendeu ataques às instalações nucleares iranianas para impedir que o país obtenha armas atômicas.

Por sua vez, o Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã ameaçou na segunda-feira atacar instalações nucleares israelenses “ocultas” em caso de ataque.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *