Piso do Maracanã passa por um processo de semeadura da grama de inverno
Por: Leo José e Rodrigo Lima
O Maracanã é palco dos jogos de Flamengo e Fluminense como mandantes ao longo de temporada. Com a ida dos times aos Estados Unidos para disputar o Mundial de Clubes e com a pausa no calendário do futebol brasileiro, o gramado do estádio ganhará uma folga. Diante dessa situação, o Coluna do Fla buscou informações para saber como será o procedimento que o piso do ‘Templo Sagrado’ irá receber nesse período.
Logo na primeira semana de junho, a ‘Greenleaf’, empresa que cuida do piso do Maracanã, iniciou o processo de manutenção no gramado. Além disso, a organização começou a realizar a semeadura da grama de inverno (overseeding-Ryegrass). Antes dessa mudança, o ‘tapete’ do estádio contava com a grama ‘Bermuda Celebration’.
ℹ️ | Gestão do Maracanã iniciou a semeadura da grama de inverno (overseeding-ryegrass) durante pausa de jogos em junho. Esse processo lança sementes sobre o gramado já existente, sem remover a vegetação atual.
O objetivo é densificar a grama, corrigir falhas e manter a cobertura… pic.twitter.com/rqA9ohIzOZ
— Leo José (@LeoJoseReporter) June 4, 2025
GRAMA DE INVERNO NO MARACANÃ
Esse processo não precisa acontecer mudanças bruscas no gramado, visto que a empresa só coloca sementes sobre o piso já existente, ou seja, sem precisar remover a vegetação atual. A ideia com esse plantio é densificar a grama, corrigir falhas e manter o visual na cor verde no período do inverno.
Com esse tipo de planejamento de plantio, a tendência é de que o gramado do Maracanã funcione perfeitamente ao longo dos períodos de outono e inverno. Porém, para o verão, a empresa terá que adotar uma nova etapa de semeadura do ryegrass sobre a que estará no momento.
PRÓXIMO JOGO DO FLAMENGO NO MARACANÃ
Importante frisar que o Maracanã ganhou uma espécie de férias com a chegada do Mundial de Clubes. Isso porque, após a goleada do Flamengo sobre o Fortaleza, no último domingo (01), o Rubro-Negro fará a estreia do novo gramado somente no dia 13 de julho, quando recebe o São Paulo, pela 13ª rodada do Brasileirão.