sábado , 15 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Governo Trump retira tarifas recíprocas sobre o café, frutas e carne bovina

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (14) a retirada das chamadas tarifas recíprocas sobre diversos produtos agrícolas importados, incluindo café, frutas tropicais e carne bovina, segundo informou a Casa Branca em comunicado oficial.

A medida, que entra em vigor imediatamente, modifica o escopo das tarifas anunciadas em abril deste ano. De acordo com a Casa Branca, Trump retirou as tarifas aplicadas a produtos agrícolas considerados não produzidos em quantidade suficiente nos Estados Unidos. Entre eles estão café, chá, cacau, especiarias, frutas tropicais, sucos, bananas, laranjas, tomates, carne bovina e alguns tipos de fertilizantes.

A retirada das tarifas extras pode favorecer países exportadores como o Brasil, grande fornecedor de café, frutas e carne bovina ao mercado americano. No entanto, a situação brasileira é mais complexa: desde agosto, o país enfrenta uma sobretaxa total de 50% – composta por 10% das tarifas recíprocas de abril e 40% de caráter punitivo, impostas pela Casa Branca em julho sob a justificativa de violações de direitos humanos no país e da chamada caça às bruxas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. A isenção anunciada por Trump nesta sexta trata apenas sobre a retirada das tarifas recíprocas anunciadas em abril, e ainda não está claro se o Brasil poderá ser contemplado integralmente pela isenção.

Nesta quinta-feira (13), o chanceler brasileiro Mauro Vieira se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, justamente para discutir a taxação americana sobre produtos brasileiros.

Segundo o comunicado da Casa Branca, a decisão foi tomada “após progressos substanciais em negociações de comércio recíproco” e em razão da “atual demanda doméstica” e da “capacidade produtiva interna” dos Estados Unidos.

A Casa Branca afirmou que a decisão também reflete o avanço de acordos comerciais que já foram firmados pelo governo Trump, incluindo os acordos recentes com países como Argentina, El Salvador, Tailândia e Vietnã.

“Os acordos de comércio recíproco continuam ampliando o acesso de mercado para exportadores agrícolas americanos”, destacou a Casa Branca.

O decreto assinado por Trump estabelece que as novas isenções tarifárias passam a valer para todos os produtos incluídos na lista de isenção importados a partir desta quinta, conforme publicação oficial da Casa Branca.

fonte

Verifique também

Dino suspende decisão que barrou candidata a delegada casada com condenado por tráfico

O ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino concedeu uma liminar em favor de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *