terça-feira , 27 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Governo Trump retira oficialmente os EUA do Acordo de Paris

Os EUA deixam oficialmente a partir desta terça-feira (27) de ser signatários do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas.

A medida passa a entrar em vigor um ano após o presidente Donald Trump assinar uma ordem executiva determinando a saída do país do tratado internacional que compromete os países signatários a buscar formas de limitar o aquecimento global, segundo diz a proposta. Esta é a segunda vez que o republicano toma a decisão, a primeira aconteceu durante o seu primeiro mandato, iniciativa que foi revertida por seu sucessor, Joe Biden.

Neste mês, o governo americano também comunicou sua retirada da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, uma mudança de tom em relação às políticas climáticas defendidas pelos opositores políticos do presidente.

Taylor Rogers, porta-voz da Casa Branca, disse em comunicado que Trump estava retirando os EUA de acordos internacionais “radicais”.

“Graças ao presidente Trump, os EUA escaparam oficialmente do Acordo de Paris sobre o Clima, que minou os valores e prioridades americanos, desperdiçou o dinheiro suado dos contribuintes e sufocou o crescimento econômico”, diz ela. Rogers classificou as decisões como “uma vitória do América Primeiro”.

Desde seu retorno à Casa Branca, há um ano, Trump desmantelou uma ampla gama de políticas climáticas nos EUA, incluindo as que promovem a produção de energia limpa, como a energia eólica e solar, bem como interrompeu o incentivo à compra de veículos elétricos.

O presidente também tem defendido o aumento da exploração de petróleo e gás pelas empresas dos EUA.

Na semana passada, a Casa Branca já havia anunciado a saída efetiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma decisão que parte de uma ordem executiva assinada nos primeiros dias do segundo mandato de Trump.

fonte

Verifique também

Parentes de ministros do STF atuam em mais de 1,9 mil casos em tribunais superiores

Parentes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já atuaram em 1.921 processos na Corte …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *