quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Governo Trump diz que Lula e Moraes desrespeitam “tradições democráticas” e que acompanha situação “de perto”

O subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado americano, Darren Beattie, publicou no X uma mensagem alertando que a gestão Donald Trump está “acompanhando de perto” a situação no Brasil após ter ameaçado impor uma tarifa de 50% sobre importações de produtos brasileiros a partir de agosto.

“O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de [Alexandre de] Moraes e ao governo [do presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano”, escreveu Beattie nesta segunda-feira (14).

“Tais ataques são uma vergonha e estão muito aquém da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estamos acompanhando de perto”, acrescentou o subsecretário.

A mensagem de Beattie diz respeito a uma carta enviada pelo presidente americano a Lula na semana passada, na qual afirmou que deve impor tarifas de 50% sobre importações do Brasil.

No documento, Trump alegou que o ex-presidente Jair Bolsonaro é vítima de perseguição judicial, que decisões “secretas e ilegais” de Moraes relativas a big techs americanas representaram ataques à liberdade de expressão de cidadãos americanos e que o Brasil adota práticas comerciais injustas contra os Estados Unidos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) disse que não vai se pronunciar sobre o post de Beattie. A Gazeta do Povo solicitou posicionamento do Itamaraty sobre as críticas a Lula, mas ainda não obteve resposta. Esse texto será atualizado caso haja retorno.

fonte

Verifique também

Chiquinho Brazão tenta reaver mandato de deputado

Preso desde março de 2024, Chiquinho Brazão apresentou um recurso junto ao Supremo Tribunal Federal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *