terça-feira , 27 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Governo Trump corta verba para pesquisas financiadas pelo NIH que utilizam tecido fetal

O governo de Donald Trump cortou neste mês todo o financiamento de pesquisas que utilizam tecido fetal humano derivado de abortos. A medida passa a valer para projetos que antes eram financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês).

De acordo com um comunicado do NIH, a nova proibição põe fim ao apoio a todas as “bolsas, acordos de cooperação, outras concessões de transações e contratos de pesquisa e desenvolvimento”.

Em uma nota separada, o diretor da agência, Jay Bhattacharya, disse que o corte levará os EUA a buscarem alternativas mais conectadas com o avanço da ciência. “Essa decisão visa o avanço da ciência por meio do investimento em tecnologias inovadoras mais capazes de modelar a saúde e as doenças humanas”, afirmou.

Em 2019, durante o primeiro mandato, Trump já havia ordenado uma proibição ao uso de tecido fetal humano em pesquisas, medida que foi revertida por seu sucessor, Joe Biden, em 2021, que restaurou o financiamento e permitiu que cientistas conduzissem pesquisas utilizando tecido humano fruto de abortos para estudar e desenvolver tratamentos para diferentes doenças.

A medida é vista como uma importante vitória para grupos contra o aborto.

fonte

Verifique também

Trump minimiza declarações da sucessora de Maduro e diz ter “relação muito boa” com ela

O presidente americano, Donald Trump, minimizou nesta terça-feira (27) as declarações da ditadora interina da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *