segunda-feira , 25 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Governo Petro nomeia trans para ser vice-ministra da Mulher na Colômbia

O governo do presidente Gustavo Petro nomeou neste mês Charlotte Schneider Callejas, transexual de origem cubana e naturalizada colombiana, como nova vice-ministra da Mulher, órgão que integra o chamado Ministério da Igualdade e Equidade da Colômbia. O anúncio, feito após decreto publicado pela pasta, tem provocado intenso debate público no país.

Charlotte Schneider, bioquímica formada pela Universidade de Havana e com especialização em Estudos Feministas e de Gênero pela Universidade Nacional da Colômbia, chegou ao país no ano 2000. Desde então, construiu carreira em áreas ligadas à proteção social, tendo atuado como diretora regional do Departamento para a Prosperidade Social em Bogotá. Em entrevista à imprensa local, ela afirmou que “meu principal objetivo será fortalecer as políticas que protegem as mulheres em toda sua diversidade, especialmente aquelas que foram historicamente marginalizadas”.

A designação ocorre em meio a uma série de decisões polêmicas do governo Petro na pasta da Igualdade. Antes da chegada de Schneider para chefiar a representação das mulheres, o presidente havia nomeado o ex-ator pornô Juan Carlos Florián Silva como ministro da pasta, decisão que também gerou forte reação no país.

Segundo a imprensa colombiana, críticos do governo Petro tem questionado se Schneider deve representar institucionalmente as mulheres do país. Setores da esquerda feminista e organizações locais, por outro lado, defendem sua nomeação como um “avanço para ampliar a inclusão de mulheres trans no espaço público”, informou a rede de rádio local Emisoras Unidas.

fonte

Verifique também

Apoiadores de Maduro se alistam na Milícia Bolivariana para “defesa integral da pátria”

Apoiadores do regime chavista se reuniram neste sábado (22) em várias partes da capital venezuelana, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *