terça-feira , 20 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Governo instala Sala de Situação em Poconé para combater incêndios

DO REPÓRTERMT

A Operação Pantanal 2025 foi lançada nessa terça-feira (24), em Poconé (104 km de Cuiabá), com o início da etapa de resposta aos incêndios florestais e a ativação da Sala de Situação do Pantanal. O espaço funcionará como centro operacional durante toda a temporada de estiagem, concentrando esforços de mais de 10 instituições estaduais, federais e representantes do setor produtivo no monitoramento e combate ao fogo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 145 pessoas estão envolvidas nesta fase, incluindo 80 combatentes (militares e brigadistas), além de apoio técnico e logístico da Secretaria de Infraestrutura, que disponibilizou 52 servidores e 28 máquinas operacionais. Também integram a estrutura um helicóptero do Ciopaer, duas aeronaves de asa fixa, 20 viaturas e quatro aviões da Defesa Civil.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Outro reforço é o uso do Sistema Integrado de Cadastro de Recursos, que permite acionar equipamentos e insumos voluntários do setor produtivo, como tratores e caminhões-pipa, em caso de emergência ambiental.

A operação também conta com a Instrução Normativa 02/2025, em vigor desde 17 de junho, que obriga a construção de aceiros em propriedades rurais do Pantanal para conter a propagação do fogo. As faixas de terreno sem vegetação devem ter entre 20 e 40 metros de largura. Nas divisas, cada proprietário é responsável por um aceiro de 10 a 20 metros. Em situações de emergência, construções acima do limite ou com supressão de vegetação nativa dependem de autorização da Sema.

A Sala de Situação instalada em Poconé leva o nome de Antônio Luiz de Almeida França Satyro, ambientalista e educador que apoiou as operações de resgate durante os grandes incêndios entre 2020 e 2024.

Participaram do lançamento representantes do Exército, Abin, Senado Federal, Sesc Pantanal, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar, entre outros órgãos.


fonte

Verifique também

Mega blitz provoca congestionamento na Estrada da Guia, próximo ao Buffet Leila Malouf

Reprodução Imagens feitas pelo RepórterMT registraram parte da operação e o congestionamento causado pela ação. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *