Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (2) mostra que 60% dos fluminenses reprovam a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na área de segurança pública, enquanto apenas 18% consideram sua ação positiva.
O levantamento foi feito com 1.500 moradores do Rio de Janeiro entre os dias 30 e 31 de outubro e para mapear a percepção popular após megaoperação policial conduzida nos complexos do Alemão e da Penha.
Os dados também revelam que, para a maioria da população, tanto o governo estadual quanto o federal falham em oferecer respostas eficazes ao avanço do crime. Para 62% da população, o Estado não tem capacidade de combater o crime organizado sozinho.
A percepção de impotência ocorre em meio a uma escalada da violência nas comunidades e a operações policiais de grande repercussão, como a que mirou o Comando Vermelho, que resultou em 121 mortos, entre eles quatro policiais.
VEJA TAMBÉM:
Questionados sobre quem está mais preparado para enfrentar as facções, 48% apontam as forças policiais, enquanto 44% acreditam que os criminosos têm mais poder de fogo e organização — um empate técnico dentro da margem de erro de 3%. A percepção reforça o sentimento de que o Estado perdeu terreno para o crime organizado, que atua hoje em escala interestadual e com ramificações em outros estados e até fora do país.
A pesquisa também revela divisão sobre qual força deveria liderar o combate ao tráfico e às milícias: 31% preferem a Força Nacional, 30% apostam nas forças estaduais e 28% no Exército.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.