terça-feira , 10 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

França inicia maior exercício militar desde a Guerra Fria

A França lançou neste fim de semana o Orion 26, seu maior exercício militar desde a Guerra Fria. O exercício deve mobilizar cerca de 12,5 mil soldados em um treinamento que deve durar três meses. Segundo a imprensa francesa, ele serve como preparação para cenários de guerra de alta intensidade na Europa.

O exercício ocorre em meio ao agravamento do ambiente de segurança na Europa e tem como pano de fundo a ameaça representada pela Rússia, segundo autoridades francesas.

De acordo com o Ministério das Forças Armadas da França, o exercício envolve 25 navios – incluindo o porta-aviões nuclear Charles de Gaulle -, cerca de 140 aeronaves, mais de mil drones e forças de 24 países aliados. O objetivo é testar a capacidade de resposta das Forças Armadas francesas e de parceiros internacionais em ambientes “complexos, contestados e de múltiplos domínios”, incluindo terra, mar, ar, espaço e ciberespaço. O tamanho das forças mobilizadas é maior do que o de qualquer outro exercício militar conduzido pela França desde o fim da Guerra Fria.

Conforme o cronograma divulgado, a primeira fase do exercício inclui desembarques anfíbios e operações aéreas no oeste da França, com simulações de contra-ataques, travessia de rios e emprego de fogo real. A partir de abril, o treinamento passará a operar sob comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com o objetivo de avaliar a operação entre exércitos europeus e aliados.

Segundo autoridades militares francesas, citadas pela imprensa europeia, o exercício também busca testar cadeias logísticas, sistemas de comando e controle e a capacidade da França de liderar uma coalizão multinacional em um eventual conflito de grande escala.

fonte

Verifique também

Vieira pede quebra de sigilos de empresa dos irmãos de Toffoli envolvidos com fundos do Master

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, pediu a quebra de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *