A estreia do “Mapa de Risco”, novo programa semanal de política do InfoMoney, colocou no centro do debate a viabilidade da candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para a disputa presidencial de 2026.
O programa de estreia foi ao ar nesta sexta-feira (16) e conta com a presença dos analistas de política da XP, Paulo Gama e Bárbara Baião, para discutir como as primeiras pesquisas do ano estão sendo lidas pelo mercado e pelo mundo político. Assista no player acima.
Na avaliação dos analistas, os dados mais recentes indicam que o nome de Flávio ganhou musculatura desde o fim de 2025, especialmente após a sinalização pública de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo os analistas, a evolução nas intenções de voto e o avanço em relação a levantamentos anteriores passaram a sustentar o argumento interno de que a candidatura deixou de ser apenas um balão de ensaio e pode, ao menos neste início de ano, seguir no jogo.
“O eleitor começou a reagir favoravelmente ao nome de Flávio, o que dá musculatura para ele seguir apostando na exposição pública do próprio nome. E aí, acho que é o ponto mais nevrálgico: como diminuir a rejeição dele, em um cenário sobretudo de segundo turno”, pontua Bárbara Baião. “Mas outra leitura dessas pesquisas é que existe um copo talvez ainda meio cheio para Tarcísio, que ainda é o nome mais competitivo em um eventual segundo turno contra Lula”.
Na terça-feira (13), o levantamento Meio/Ideia mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida pela presidência, com vantagem em relação a todos os adversários, com exceção do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que aparece tecnicamente empatado em um eventual embate no segundo turno.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, a pesquisa Genial/Quaest, publicada na quarta-feira (14), revela um dado novo: um encurtamento da distância de Flávio Bolsonaro para o atual presidente. Entre as pesquisas de dezembro a janeiro, o senador avançou seis pontos percentuais e alcançou 32% das intenções de voto, enquanto Lula permaneceu estável com 39%.
No entanto, os analistas ponderaram que os números ainda permitem interpretações distintas dentro do campo da direita. Enquanto Flávio avança no primeiro turno, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, segue aparecendo como o nome mais competitivo em cenários de segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com níveis de rejeição menores. Esse contraste mantém aberta a disputa interna e alimenta tensões entre grupos que defendem estratégias diferentes para enfrentar o governo.
“Ao mesmo tempo em que o nome do Flávio ganha força, Tarcísio continua sendo quem pontua melhor no segundo turno. Continua sendo um nome com menos rejeição e que talvez tenha, com essa visibilidade, uma candidatura mais forte para enfrentar Lula”, disse o head de análise política da XP, Paulo Gama.
Assista ao programa completo no player acima. O Mapa de Risco é o novo programa de política do InfoMoney. Toda semana, Marina Verenicz, repórter de política do site, recebe um time de especialistas para discutir o que realmente importa na política e seus impactos nos mercados e nos investimentos.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
