quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Flamengo emite nota oficial e explica motivo de não assinar manifesto da Libra contra o racismo

Diretoria do Flamengo entende que a posição inicial deveria ser da CBF e não da Libra


O Flamengo optou por não assinar o manifesto elaborado pelos clubes da Libra contra a declaração racista do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Assim, a decisão gerou forte repercussão, levando o clube a divulgar um comunicado oficial explicando a posição sobre o caso.

Sendo assim, no documento, o Mais Querido ressaltou seu histórico no combate ao racismo e reafirmou seu compromisso com a causa. Confira a nota completa repassada pela assessoria do clube para a imprensa:

“O Flamengo luta contra qualquer forma de racismo e discriminação há muito tempo e reafirma seu compromisso no combate estrutural ao racismo no futebol e na sociedade. No entanto, entendemos que as relações institucionais com a Conmebol devam ser conduzidas pela CBF, entidade que representa oficialmente os clubes brasileiros nos torneios sul-americanos.
No Flamengo, o combate ao racismo vai muito além do discurso. Além do manual interno de Combate ao Racismo, finalizamos os ajustes jurídicos para incluir em nosso estatuto uma cláusula antirracismo. O Flamengo tem plena consciência de sua enorme responsabilidade social e busca, todos os dias, ações estruturais que tragam impacto positivo real para o futebol e para a sociedade.”.

DIRETORIA DO FLAMENGO ACREDITA QUE MANIFESTO DEVERIA PARTIR DA CBF

Para os dirigentes do Flamengo, especialmente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, a iniciativa do manifesto deveria ter partido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entretanto, segundo informações do portal UOL, o clube considera que uma campanha contra a declaração de Dominguez teria mais impacto se conduzida pela entidade que rege o futebol nacional.

No entanto, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, permaneceu em silêncio sobre o episódio. Diante disso, a equipe carioca preferiu se abster de assinar o documento da Libra, diferentemente de outras equipes, como Palmeiras e Atlético-MG, que aderiram ao posicionamento coletivo.

FLAMENGO DESTACA MEDIDAS INTERNAS DE COMBATE AO RACISMO

No entanto, apesar de não assinar o manifesto, o Flamengo enfatizou no comunicado que o combate ao racismo é uma prática cotidiana no clube. Além de possuir um manual voltado para a prevenção da discriminação, o clube anunciou que está finalizando ajustes jurídicos para incluir uma cláusula antirracismo no próprio estatuto.

fonte

Verifique também

Autor do gol do Flamengo contra Bangu lamenta derrota, mas se mantém otimista

Flamengo perdeu para o Bangu por 2 a 1 no Estádio Moça Bonita pela 1ª …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *