terça-feira , 18 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

FAB inicia exercícios com caças Gripen em meio a dificuldades de renovação da frota

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciará um programa de treinamento com os caças F-39 Gripen. Os exercícios ocorrerão em Natal, e envolverão treinamento de disparo de mísseis de longo alcance durante três semanas. As aeronaves são de fabricação da empresa sueca Saab. A informação é do tenente-coronel aviador Ramon Fornéas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), em entrevista à Folha de São Paulo.

O modelo foi declarado operacional em abril de 2025, mas ainda sem todo o seu poder de fogo, que inclui canhão e dois mísseis. Agora, a FAB informa que houve o desenvolvimento tecnológico necessário para a operação.

Os exercícios usarão armamentos reais para atingir drones de alta performance. Os Gripen, no entanto, só estarão prontos para a operação em 2026.

A Gazeta do Povo entrou em contato com a FAB para confirmar a ocorrência dos exercícios e saber mais detalhes. Até o momento, no entanto, não obtivemos retorno. A assessoria do ministério da Defesa disse não ter informações sobre o treinamento.

VEJA TAMBÉM:

Renovação da frota de caças deve ser concluída em 2032

Um desses caças, de matrícula FAB 4111 chegou ao Brasil nesta sexta-feira (14). Ele chegou em um navio de bandeira holandesa e chegou a passar pelas ruas do município de Navegantes (SC), antes de alçar voo em direção a Anápolis (GO). De lá, os caças voaram, no mesmo dia, para Belém.

“Quando se trata de defesa do país, o F-39 Gripen representa o estado da arte. A aeronave possui tecnologias de ponta com os mais modernos sistemas, sensores e armas para a operação em ambientes hostis e em cenários de combate complexos. O caça é capaz de cumprir missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento, tudo com eficiência, elevada disponibilidade e baixo custo de operação”, informou a FAB.

A força passa por um programa de renovação da frota. Ao longo dos últimos 11 anos, atrasos e falta de financiamento têm impedido o avanço da aquisição de novas aeronaves e equipamentos.

A Saab já sofreu com atraso de pagamentos devido a restrições no orçamento federal. A renovação completa da frota tem conclusão prevista para 2032, cinco anos além do previsto inicialmente. Faltam 27 aeronaves para tanto.

fonte

Verifique também

Lula proíbe uso de linguagem neutra na administração pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que proíbe o uso …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *