quarta-feira , 29 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Exército dos EUA executa novos ataques contra o narcotráfico perto da Colômbia

O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou quatro novos ataques contra lanchas nas águas do Pacífico, perto da costa da Colômbia, nesta terça-feira (28).

Segundo o chefe de Defesa americana, as lanchas carregavam drogas. Hegseth informou que pelo menos 14 “narcoterroristas” morreram durante as operações militares.

“Ontem, seguindo as instruções do presidente (Donald) Trump, o Departamento de Guerra levou a cabo três ataques cinéticos letais contra quatro embarcações operadas por organizações terroristas designadas (DTO) que traficam narcóticos no Pacífico Oriental”, escreveu o chefe do Pentágono no X.

“Todos os ataques foram levados a cabo em águas internacionais e nenhum gerou danos às forças americanas”, especificou o secretário de Guerra, acrescentando que o sobrevivente de um dos ataques foi resgatado pelo México.

“As autoridades mexicanas de busca e resgate aceitaram o caso e assumiram a responsabilidade de coordenar o resgate”, sinalizou. Hegseth voltou a declarar que os narcoterroristas serão tratados de forma semelhante à organização terrorista Al-Qaeda.

Esta é a 11ª operação relatada contra embarcações supostamente carregadas com drogas que a administração de Donald Trump levou a cabo desde que promoveu uma nova política contra o narcotráfico, meses antes, primeiro no Caribe e depois no Pacífico.

A nova operação militar em águas internacionais aumenta as tensões dos Estados Unidos com a Venezuela e a Colômbia, países cujos governos foram acusados por Trump de terem envolvimento com o narcotráfico.

fonte

Verifique também

Governo Lula negou ajuda das Forças Armadas para ação contra o tráfico, diz governador do RJ

O governador Cláudio Castro (PL-RJ) afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *