O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi avaliado por especialistas após a descoberta de um pequeno nódulo na próstata durante um exame médico de rotina.
“Um exame físico de rotina revelou um pequeno nódulo na próstata que exigiu uma avaliação mais aprofundada”, disse um porta-voz de Biden em um breve comunicado.
Biden foi examinado em um hospital da Filadélfia na sexta-feira passada, segundo informou o jornal The New York Times nesta terça-feira (13).
Mais exames serão necessários para determinar se o nódulo é benigno ou se pode indicar câncer de próstata, embora o porta-voz não tenha oferecido mais detalhes sobre o tratamento.
Biden deixou a Casa Branca em janeiro como o presidente mais velho dos EUA no cargo. Durante seu mandato (2021-2025), surgiram dúvidas sobre sua aptidão para continuar no poder devido à sua idade e saúde.
O ex-presidente democrata desistiu da disputa pela reeleição em meados de 2024 para apoiar a candidatura de sua vice-presidente, Kamala Harris, que foi derrotada nas urnas por Donald Trump.
No início de 2024, o médico pessoal de Biden o declarou apto a continuar no cargo após um exame físico.
Em fevereiro de 2023, Biden passou por uma cirurgia bem-sucedida no peito para tratar uma condição relacionada a um transtorno de caráter cancerígeno, e o então médico da Casa Branca garantiu que nenhum tratamento adicional seria necessário.
Antes de assumir a presidência dos Estados Unidos, Biden também removeu várias lesões de pele que não eram melanoma.