domingo , 19 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Ex-general da Venezuela que citou Lula em carta colabora com autoridades dos EUA, diz site

O site espanhol The Objective informou nesta sexta-feira (17) que o ex-general venezuelano Hugo Armando Carvajal, conhecido como “Pollo” Carvajal, que foi chefe da inteligência militar venezuelana durante o regime de Hugo Chávez (1999-2013), está colaborando com as autoridades dos Estados Unidos.

Em 2023, ele foi extraditado da Espanha para o país norte-americano, onde é acusado de crimes ligados ao narcotráfico.

Segundo o The Objective, fontes próximas de Carvajal disseram que ele “colabora ativamente com as autoridades americanas” e deve entregar documentação inédita sobre as redes internacionais de financiamento do chavismo, que supostamente teriam beneficiado movimentos e líderes de esquerda na América Latina e na Espanha.

Em 2021, de acordo com o site Ok Diario, Carvajal teria informado à Justiça da Espanha em carta que os regimes de Hugo Chávez e Nicolás Maduro fizeram pagamentos ilegais a partidos e políticos de esquerda no país europeu e na América Latina, e que entre os beneficiados estariam os atuais presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Colômbia, Gustavo Petro, e os ex-presidentes da Argentina Néstor Kirchner (2003-2007) e da Bolívia Evo Morales (2006-2019).

À época, a assessoria de Lula negou que ele tenha recebido dinheiro da Venezuela. “O ex-presidente Lula teve todos os seus sigilos quebrados e analisados ao longo de anos e nenhuma irregularidade ou valor ilegal foi encontrado em suas contas”, apontou. Outros citados também negaram qualquer irregularidade.

fonte

Verifique também

Líder do MST fala em mandar brigadas para apoiar Venezuela contra os EUA

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, declarou sua …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *