terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

EUA reforçam apoio defensivo a Israel, mas evitam envolvimento direto em ataques ao Irã

Os Estados Unidos estão oferecendo apoio estratégico a Israel diante da escalada do conflito com o Irã, mas sem envolvimento direto nas ofensivas militares. Segundo reportagens do The New York Times e da Associated Press, um contratorpedeiro da Marinha americana foi deslocado para o Mediterrâneo Oriental, reforçando a presença naval na região. Esses navios têm capacidade para realizar ataques e proteger outras embarcações, oferecendo cobertura estratégica contra possíveis retaliações iranianas.

O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos foram informados com antecedência sobre os ataques israelenses e reiterou total apoio às ações conduzidas por Israel. Em publicação na rede Truth Social, Trump mencionou um prazo de 60 dias e declarou que o Irã teria “uma segunda chance”. 

Fontes do Pentágono informaram que aguardam novas instruções da Casa Branca, que devem ser definidas após a próxima reunião do Conselho de Segurança. Por ora, a diretriz é manter o apoio defensivo a Israel — com fornecimento de sistemas de defesa aérea e operações de monitoramento —, sem envolvimento direto em ofensivas contra o território iraniano.

Esse posicionamento é consistente com ações anteriores. Em outubro do ano passado, militares dos EUA atuaram para interceptar mísseis iranianos, em resposta a um ataque israelense que havia eliminado um alto comandante do Hamas.

Além do contratorpedeiro mobilizado, existe a expectativa de que aviões de caça norte-americanos também sejam enviados para a região. Essa movimentação evidencia o compromisso de Washington em resguardar seu principal aliado no Oriente Médio, adotando uma postura estratégica focada na defesa e na dissuasão, sem se envolver diretamente em ações ofensivas.

fonte

Verifique também

Após Lula recusar embaixador, Israel coloca em “nível inferior” relações com Brasil

O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira (25) que as relações com o Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *