quinta-feira , 2 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

EUA instalam unidade de drones perto da China com aumento das tensões na região

Os Estados Unidos estão ampliando sua presença militar na Ásia em meio às crescentes tensões na região. Nesta semana, a Força Aérea americana começou a instalar uma base permanente de drones a aproximadamente 400 quilômetros de distância da China.

O 431º Esquadrão Expedicionário de Reconhecimento foi ativado nesta segunda-feira (29) na Base Aérea de Kunsan, na costa oeste da Coreia do Sul.

O anúncio surge no mesmo dia em que a Coreia do Norte declarou na Assembleia Geral da ONU que não vai abrir mão de seu programa nuclear, nem assinará qualquer acordo para uma península coreana desnuclearizada.

De acordo com a CNN, a instalação militar será destinada a preparar drones MQ-9 Reaper para futuras operações na região asiática. A Força Aérea americana explica em um folheto que esses equipamentos não tripulados são capazes de realizar diferentes missões de combate e têm um alcance de mais de 2.500 quilômetros e capacidade de permanecer no ar indefinidamente com reabastecimento aéreo.

Nos últimos meses, os Estados Unidos também reposicionaram caças F-16 para mais perto da Coreia do Norte, depois de um encontro entre os ditadores Xi Jinping, da China, e Kim Jong-un, da Coreia do Norte.

Nesta semana, fontes disseram ao The Wall Street Journal (WSJ) que o Pentágono se reuniu com executivos de fabricantes de armas críticas para pressionar pelo aumento da produção de mísseis, visando uma eventual guerra com a China.

O presidente Trump e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, liderarão nesta terça-feira uma reunião incomum com os principais militares americanos em atuação pelo mundo. O motivo do encontro ainda não foi anunciado pela Casa Branca.

fonte

Verifique também

Lula que se cuide: sete reuniões em que o governo Trump constrangeu presidentes e premiês

Após meses de troca de farpas pela imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *