terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

EUA enviarão mais um navio de guerra e um submarino nuclear para perto da Venezuela

Os Estados Unidos enviarão mais dois navios de guerra para o sul do Caribe, nas proximidades da Venezuela, informou a agência Reuters nesta segunda-feira (25), citando fontes com conhecimento direto da operação.

O cruzador de mísseis guiados USS Lake Erie e o submarino nuclear de ataque rápido USS Newport News devem chegar à região até o início da próxima semana. A medida faz parte da estratégia do presidente Donald Trump de intensificar o combate ao narcotráfico latino-americano, especialmente o que atua a partir do território venezuelano.

Fontes disseram à Reuters que os novos deslocamentos estão direcionados a enfrentar “ameaças à segurança nacional dos Estados Unidos procedentes de ‘organizações narcoterroristas’ especialmente designadas na região”. Na semana anterior, a agência informou que Washington já havia ordenado o envio de um esquadrão anfíbio com os navios USS San Antonio, USS Iwo Jima e USS Fort Lauderdale, que transportam 4.500 militares, entre eles 2.200 fuzileiros navais para perto da Venezuela.

O reforço militar ocorre em meio à escalada de tensões da Casa Branca com o regime de Nicolás Maduro. Autoridades americanas acusam o ditador venezuelano e seu aliado Diosdado Cabello – considerado o número 2 do chavismo – de chefiar o chamado Cartel de los Soles, envolvido no envio massivo de cocaína para os EUA. O cartel foi considerado terrorista pelos EUA. Além dele, em fevereiro, o governo Trump também incluiu a facção venezuelana Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, do México, na lista de organizações terroristas globais, ampliando a base legal para operações militares e de imigração contra integrantes desses grupos.

Em paralelo à movimentação naval americana, Caracas anunciou nesta segunda-feira o envio de 15 mil soldados para reforçar a segurança na fronteira com a Colômbia, nos estados de Zulia e Táchira. Diosdado Cabello, que é ministro do Interior e da Justiça, informou que o reforço inclui aeronaves, drones e vigilância fluvial, pedindo que Bogotá adote medidas semelhantes.

fonte

Verifique também

EUA confirmam primeiro caso humano de parasita “devorador de carne”

O governo dos Estados Unidos confirmou neste fim de semana o primeiro caso humano de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *