LISBOA – O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou nesta quinta-feira (3), durante o Fórum de Lisboa, que não há mais dúvidas quanto à realização da COP30 em Belém. Diante de críticas de delegações internacionais sobre a infraestrutura da cidade, Barbalho foi enfático: “Essa é matéria vencida. A COP será em Belém”.
Questionado por jornalistas sobre reclamações a respeito da infraestrutura hoteleira e da elevação dos preços para a hospedagem durante a COP30, o governador garantiu que as condições estão asseguradas. “A oferta de leitos está assegurada e está garantida”, afirmou.
Barbalho também detalhou que o Governo Federal irá formalizar a contratação de navios de cruzeiro para ampliar a capacidade de hospedagem, o que elevará a oferta total para 50 mil leitos. “Das mais diversas estratégias e perfis”, acrescentou.
Quanto à dúvida sobre a capacidade do Rio Guamá de receber embarcações de grande porte, o governador respondeu com firmeza: “Não há qualquer dúvida. Essa solução, inclusive, passou por batimetria, por estudo técnico”.
Sobre críticas à cidade e movimentos por parte de delegações estrangeiras que consideram pedir a transferência do evento, Barbalho declarou que a decisão já está tomada pelas Nações Unidas. “Esta decisão está tomada, inclusive com as Nações Unidas, reconhecendo todos os investimentos que estão sendo feitos e, principalmente, valorizar a decisão de poder realizar o maior evento ambiental do mundo na floresta amazônica”.
A COP30 está prevista para ocorrer em novembro de 2025 e será a primeira realizada na Amazônia, e terá cobertura do InfoMoney diretamente de Belém.