sábado , 6 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Esquerda convoca ato em defesa da Venezuela em São Paulo

Os Comitês de Luta organizam um ato em defesa da Venezuela no próximo sábado (13), às 10h, na Academia Paulista de Letras, em São Paulo. O panfleto de convocação sugere que o “ataque à Venezuela é um ataque a toda a América Latina” e ainda que “não é possível defender a soberania do Brasil sem defender a da Venezuela”.

Os organizadores afirmam que a mobilização busca responder às ameaças contra o país caribenho. “Só a mobilização popular pode derrotar as provocações e os ataques dos EUA e de seus lacaios. Defender a Venezuela é defender a luta de todos os povos oprimidos contra o imperialismo”, diz o texto.

A convocação ocorre após os EUA enviaram mais de 4 mil fuzileiros navais e marinheiros para a América Latina e o Caribe, perto da Venezuela, em uma operação ampliada contra cartéis de drogas, classificados pelo governo do presidente Donald Trump como organizações terroristas internacionais.

Ato em defesa da Venezuela ocorre em meio a escalada de tensão com os EUA

Nesta semana, militares americanos mataram 11 pessoas a bordo de um navio da Venezuela no Caribe. Segundo o presidente dos EUA, Donald Trump, a embarcação transportava narcóticos.

Na quinta-feira (4) o Departamento de Defesa dos EUA informou que duas aeronaves militares venezuelanas voaram perto de um navio da Marinha norte-americana em águas internacionais.

O Pentágono publicou na rede X que considerou o movimento “altamente provocativo” e destinado a interferir nas ações de combate ao narcoterrorismo.

O Departamento de Defesa declarou que a Venezuela está “fortemente aconselhada a não tentar obstruir, dissuadir ou interferir nas operações antinarcóticos e antiterrorismo conduzidas pelas Forças Armadas norte-americanas”.

Nesta sexta-feira (5), Washington ordenou o deslocamento de dez caças F-35 para uma base aérea em Porto Rico. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em visita à América Latina, defendeu a nova postura agressiva de Washington. Ele afirmou que “espera apoio de governos aliados na cooperação para eliminar supostos narcotraficantes”.

Organizações de esquerda confirmam participação em ato pela Venezuela

O Partido da Causa Operária (PCO), a CUT, a CTB e o Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) confirmaram presença na manifestação em defesa da Venezuela. Entre os apoiadores, estão a Apeoesp, o Sindicato dos Bancários de Brasília e os Metalúrgicos de Sorocaba. Os organizadores também acionam partidos e embaixadas.

Os Comitês de Luta já começaram a divulgar cartazes e panfletos e os distribuirão nos atos do Grito dos Excluídos, em 7 de setembro. O objetivo é ampliar a divulgação entre trabalhadores e jovens, “para fortalecer a defesa da Venezuela em meio ao cenário de tensão com os EUA”, segundo os organizadores.

fonte

Verifique também

Tesla propõe pacote salarial que pode tornar Musk o 1º trilionário do mundo

A diretoria da Tesla apresentou nesta sexta-feira (5) um pacote salarial para Elon Musk, diretor …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *