segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Entre pântanos e jacarés: como é a nova prisão para imigrantes ilegais de Trump e DeSantis na Flórida

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o governador da Flórida, Ron DeSantis, ambos do Partido Republicano, inauguraram nesta terça-feira (1º) o novo centro de detenção para imigrantes ilegais batizado de “Alligator Alcatraz”.

O complexo está localizado em uma área estratégica no interior do pântano dos Everglades, que fica localizado a cerca de 70 quilômetros a oeste de Miami. O “Alligator Alcatraz” aproveita a geografia natural da região como uma espécie de aliado na segurança do local.

Construído em apenas oito dias, o “Alligator Alcatraz” terá capacidade para abrigar até 5 mil imigrantes ilegais que aguardam deportação. O centro ocupa o antigo Dade-Collier Training and Transition Airport, uma pista de pouso isolada que antes servia apenas para treinamentos. A escolha do local, cercado por pântano e habitado por jacarés, foi considerada ideal pelas autoridades da Flórida para garantir segurança máxima e dificultar qualquer tentativa de fuga de imigrantes ilegais criminosos sob custódia.

O presidente Trump visitou nesta terça pessoalmente a instalação e destacou a segurança do local, ressaltando a importância da sua localização.

“Nem sempre se tem terras tão bonitas e seguras. Temos muitos guarda-costas e muitos policiais na forma de jacarés. Não é preciso pagar muito a eles”, afirmou Trump, fazendo referência ao ambiente hostil do pântano, que naturalmente dificultará qualquer tentativa de fuga.

A estrutura do centro foi montada com o uso de trailers e tendas modulares, semelhantes às utilizadas pela FEMA em situações de emergência. Esses módulos contam com sistemas móveis de água, esgoto e energia elétrica, garantindo as necessidades básicas de operação. Para amenizar as altas temperaturas da região, grandes aparelhos de ar-condicionado foram instalados nos alojamentos temporários.

O governador Ron DeSantis explicou que a proposta principal do “Alligator Alcatraz” é agilizar os processos de deportação.

“Estamos oferecendo a nossa Guarda Nacional e outros membros da Flórida como voluntários para atuarem como juízes de imigração. Estamos trabalhando com o Departamento de Justiça para obter aprovações”, afirmou DeSantis ao lado de Trump. A expectativa é que os imigrantes detidos no centro sejam ouvidos por juízes de imigração em um ou dois dias, com deportação imediata, acelerando todo o trâmite.

O custo da operação é estimado em US$ 245 por cama ao dia, com investimento inicial do governo da Flórida, que depois buscará reembolso junto ao governo federal. A meta das autoridades é desafogar as cadeias e delegacias do estado, que vinham operando acima da capacidade devido ao crescimento do número de imigrantes ilegais detidos pelo ICE.

O novo centro de detenção reflete a política de tolerância zero à imigração ilegal, defendida tanto por Trump quanto por DeSantis.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *