quarta-feira , 21 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Entra em vigor suspensão de vistos dos EUA para imigrantes do Brasil e mais 74 países

Os EUA estão suspendendo a partir desta quarta-feira (21) a emissão de vistos para imigrantes do Brasil e de outros 74 países, considerados pelo Departamento de Estado americano como candidatos de “alto risco” devido ao histórico de uso de benefícios sociais no país.

A porta-voz em português da pasta, Amanda Roberson, informou à BBC que não há expectativa de revisão da inclusão do Brasil no grupo de países afetados pela medida, bem como não há previsão de exceções à regra, nem mesmo para solicitantes que comprovem ter recursos financeiros suficientes para se manter nos EUA.

Roberson relembrou à versão em português da emissora britânica que o Brasil e outros 74 países foram identificados pelos altos riscos de as pessoas utilizarem benefícios públicos em território americano.

“Não é uma decisão especificamente sobre o Brasil, é algo que está afetando 74 outros países no mundo”, disse, acrescentando que não tem detalhes sobre todos os motivos que levaram à inclusão do Brasil na lisra.

O Departamento de Estado anunciou no dia 14 de janeiro a suspensão do processamento de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. A pasta justificou a medida, argumentando que candidatos à documentação das nações listadas são “propensos a necessitar de assistência pública” enquanto residem nos EUA e isso se converte em gastos para os cofres federais.

Por enquanto, a medida atinge apenas candidatos ao visto de imigrante. Ela não se aplica a candidatos que solicitam vistos de não imigrante, vistos temporários de turista ou de negócios. Portanto, esse anúncio não interfere em viagens para a Copa do Mundo, por exemplo.

Além do Brasil, outros dois países da América do Sul integram a lista: Colômbia e Uruguai (veja lista completa de países aqui).

fonte

Verifique também

Lula reforçará desapropriações de terra para o MST neste ano, anuncia ministro

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende anunciar um grande pacote …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *