quarta-feira , 9 julho 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Embaixada dos EUA reforça apoio a Bolsonaro e Itamaraty convoca diplomata americano

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira (9) manifestando defesa e apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua família diante das recentes investigações e acusações que têm sido alvo no cenário político brasileiro. A declaração, que reforça uma posição já externada pelo presidente americano Donald Trump nos últimos dias, gerou repercussão e aumento da tensão diplomática entre os dois países.

Na nota defendendo o ex-presidente, a embaixada afirmou que “Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos” e classificou como “vergonhosa” e um “desrespeito às tradições democráticas do Brasil” a perseguição política contra Bolsonaro, seus familiares e apoiadores. A nota ainda destacou que o governo americano está “acompanhando de perto a situação”, mas não comentou sobre possíveis ações futuras do Departamento de Estado em relação a casos específicos.

Diante da declaração, o governo brasileiro anunciou que deve chamar o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, para consultas oficiais. A medida, segundo a CNN Brasil, visa esclarecer o teor da nota e discutir as implicações diplomáticas do posicionamento americano, que é visto por autoridades brasileiras como uma interferência na soberania nacional.

VEJA TAMBÉM:

Defesa explícita a Jair Bolsonaro

O episódio marca uma escalada na relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos, especialmente no contexto das investigações envolvendo Bolsonaro, que têm polarizado o cenário político nacional.

O apoio explícito da embaixada americana e a referência direta à declaração do presidente Trump sinalizam um alinhamento político que pode influenciar as próximas movimentações tanto no Brasil quanto nos EUA.

Especialistas em relações internacionais avaliam que a situação exige cautela para evitar um desgaste maior entre os países, que historicamente mantêm uma parceria estratégica. O chamado para consultas com o encarregado de negócios é uma forma tradicional de manifestar descontentamento diplomático sem romper canais de diálogo.

fonte

Verifique também

Moraes cita tuíte e diz que Eduardo tenta influenciar processo contra Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou, em despacho de 1º …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *