segunda-feira , 17 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Em meio a crise diplomática, China orienta cidadãos a não viajarem para o Japão

O Ministério das Relações Exteriores da China emitiu um alerta para que cidadãos chineses evitem viajar ao Japão, intensificando a crise diplomática com Tóquio desencadeada por comentários da nova primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre Taiwan.

Segundo informações da emissora CNN, a chancelaria chinesa afirmou em comunicado que declarações “flagrantemente provocativas” sobre Taiwan (ilha que a China considera parte do seu território, apesar de ser administrada de forma independente desde 1949) “prejudicaram ainda mais o ambiente para o intercâmbio entre os dois povos” e criaram “riscos adicionais à segurança dos cidadãos chineses no Japão”, o que levou à recomendação para evitar viagens ao Japão “por enquanto”.

Segundo a emissora estatal chinesa CCTV, após o anúncio, companhias aéreas locais divulgaram avisos para oferecer reembolsos aos clientes que haviam comprado viagens para o Japão ou alterações gratuitas em datas de viagens.

A atual crise entre Pequim e Tóquio começou quando Takaichi disse no Parlamento japonês que um eventual ataque da China a Taiwan seria considerado “uma situação que ameaça a sobrevivência do Japão” e poderia desencadear uma resposta militar de Tóquio.

Após essa declaração, o cônsul geral da China na cidade japonesa de Osaka, Xue Jian, escreveu no X que “o pescoço sujo que se intromete deve ser cortado”, em referência à primeira-ministra japonesa.

O post foi apagado posteriormente, mas a repercussão sobre essa ameaça fez os dois países convocarem o embaixador do outro nesta semana.

fonte

Verifique também

Transparência Internacional diz que FAB foi “piloto de fuga” de ex-primeira dama peruana

A ONG Transparência Internacional lamentou o uso da Força Aérea Brasileira (FAB) para trazer ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *