quinta-feira , 15 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Eduardo Bolsonaro atinge 50 faltas sem justificativa e pode perder mandato

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) alcançou 50 faltas não justificadas em sessões da Câmara dos Deputados e pode perder seu mandato parlamentar. O cálculo desconsidera o período de 18 de março a 20 de julho de 2025, quando esteve licenciado. Eduardo está nos Estados Unidos desde março e não registrou presença nas sessões.

A Constituição Federal estipula que um deputado pode perder o mandato caso falte, sem justificativa, a um terço ou mais das sessões ordinárias ao longo do ano legislativo. A regra não considera faltas cobertas por licença ou missão oficialmente autorizada.

Em 14 de novembro, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) apresentou um projeto de resolução que propõe monitoramento contínuo da assiduidade e instauração imediata do processo de perda do mandato quando configurada a inassiduidade.

Continua depois da publicidade

O parlamentar afirma que o modelo atual permite atraso na apuração. Segundo ele, ao prever que o relatório de presença seja encaminhado apenas até 5 de março do ano seguinte, a Câmara cria uma “tolerância inconstitucional”.

A contagem final das ausências, no entanto, tende a ser feita e encaminhada à presidência da Câmara somente em março do ano que vem, de acordo com uma norma estabelecida pela Mesa Diretora da Casa em 2017.

fonte

Verifique também

Bolsonaristas criticam fala de mulher de Tarcísio que pediu ‘CEO para o Brasil’

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizaram a fala da primeira-dama de São Paulo, Cristiane …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *