sábado , 11 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Desaprovação de Janja aumenta para 50% entre eleitores, mostra pesquisa PoderData

Segundo a pesquisa PoderData, divulgada nesta sexta-feira (21), 50% dos eleitores que afirmam conhecer Rosângela Janja da Silva, primeira-dama do Brasil, desaprovam sua participação no governo de seu marido, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A desaprovação aumentou 3 pontos percentuais nos últimos seis meses, embora o aumento esteja dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos para mais ou para menos.

A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de março de 2025, mostrou que 29% dos eleitores aprovam a atuação de Janja no governo e 21% não souberam responder. A rejeição é mais acentuada entre eleitores do Norte (57%), acima de 60 anos (53%) e com renda de 2 a 5 salários mínimos (53%).

Desde o início do terceiro mandato de Lula, a primeira-dama se tornou mais conhecida entre os brasileiros. Em setembro de 2022, 63% dos eleitores afirmavam conhecê-la, mas agora esse número subiu para 83%, sendo 46% “de ouvir falar” e 37% a conhecem “bem”. Apenas 17% dos eleitores não conhecem Janja.

Apesar de não ter um cargo oficial no governo, Janja tem se destacado com sua agenda internacional. Já viajou para as Olimpíadas, Qatar, a Assembleia Geral da ONU e está atualmente no Japão, acompanhando a preparação para a visita de Lula ao país. Essa agenda intensa e presença no Executivo chamaram atenção, despertando críticas, principalmente da oposição e de adversários nas redes sociais.

Mais recentemente, Janja foi cobrada por maior transparência em suas atividades, o que a levou a começar a divulgar sua agenda no Instagram. No entanto, a conta foi fechada e ela parou de publicar suas atividades diárias.

Além disso, sua postura tem sido criticada por aliados do governo, que a acusam de isolar o presidente e de blindá-lo. As críticas se intensificaram ainda mais após a queda na popularidade de Lula.

A pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas em 198 municípios de todas as 27 unidades da Federação.

fonte

Verifique também

CCJ do Senado marca sabatina para autorizar recondução de Gonet em 12 de novembro

Segundo o rito, mesmo sendo mantido no cargo para mais um mandato, Gonet terá que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *