MIRELLE PINHEIRO
METRÓPOLES
A Polícia Federal deflagrou hoje (13) a 9ª fase da Operação Overclean e cumpriu mandados de busca e apreensão contra o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), além de determinar o bloqueio de R$ 24 milhões em contas de investigados. A ação apura o desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares. As informações são do Metrópoles.
A operação contou com apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na Bahia e no Distrito Federal, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, onde o inquérito tramita.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo a PF, um dos alvos desta fase é Félix Mendonça Júnior. Os agentes cumpriram mandado de busca no apartamento funcional utilizado pelo parlamentar, em Brasília.
Por decisão do STF, também foi determinado o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas. A medida tem o objetivo de interromper a movimentação de valores considerados ilícitos e preservar recursos para eventual ressarcimento aos cofres públicos.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam a existência de uma organização criminosa estruturada para direcionar e desviar recursos públicos, com indícios de pagamento de vantagens indevidas, fraudes em licitações e ocultação dos valores por meio de lavagem de dinheiro.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro. As apurações continuam, e novas fases da operação não são descartadas.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
