quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Deputada do Psol quer mudar nome da Câmara para “Câmara dos Deputados e Deputadas”

A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para mudar o nome oficial da Câmara dos Deputados para “Câmara dos Deputados e das Deputadas”. O texto conta com o apoio de outras parlamentares.

O Psol informou que a iniciativa “visa reconhecer a presença das mulheres no parlamento e corrigir uma invisibilidade histórica: mesmo com 91 deputadas em exercício atualmente (17,7% do total), a instituição ainda mantém uma nomenclatura que as omite”.

“A proposta não altera as competências da Casa, mas tem um ‘alcance cultural e pedagógico’, destacando que a representação feminina é parte essencial da democracia”, disse o partido em nota divulgada nesta sexta-feira (9).

VEJA TAMBÉM:

A PEC é semelhante ao projeto aprovado no Chile, onde o Parlamento passou a ser chamado de “Cámara de Diputadas y Diputados”. O texto aponta que a “linguagem masculina na política reflete séculos de exclusão”.

“O Brasil, por exemplo, só permitiu o voto feminino em 1932, e a primeira deputada federal, Carlota Pereira de Queirós, foi eleita apenas em 1934. Até pouco tempo atrás, a Câmara sequer tinha banheiros femininos próximos ao plenário, e deputadas eram barradas por usar calças no plenário até a década de 1980”, diz a justificativa.

A PEC precisa das assinaturas de, no mínimo 171 deputados ou 27 senadores (1/3 do total), para ser apresentada. Só então, começa a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa a admissibilidade da matéria.

Se for admitida pela CCJ, o mérito do texto é avaliado por uma comissão especial, que pode alterar a proposta original. Após essas etapas, a PEC é analisada pelo plenário e sua aprovação depende dos votos favoráveis de três quintos dos deputados (308), em dois turnos de votação.

fonte

Verifique também

Senado vai recorrer no STF de medidas cautelares contra Marcos do Val

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), disse, nesta terça-feira (26), que a Advocacia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *