sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Delação de Mauro Cid: até quando depoimento ficará de pé?

No programa Última Análise desta terça-feira (17), convidados falaram a respeito das novas provas, incluindo áudios e mensagens, que indicam que Mauro Cid mentiu repetidamente em sua delação premiada. Além disso, o STF o teria induzido, no depoimento, para confirmar a narrativa da acusação.

“Esta intromissão contamina o processo de tal maneira que essa delação não para em pé”, afirma o advogado André Marsiglia. Segundo ele, o que se tem de fato é um processo político, em que os réus já estão condenados desde o início.

O vereador Guilherme Kilter concorda com a análise e enfatiza que não houve golpe, lembrando que Cid sequer usou a palavra em seu depoimento. “Jair Bolsonaro não estava planejando golpe algum. Queriam colocar palavras na boca de Mauro Cid e Alexandre de Moraes já tinha a narrativa pronta”, acusa.

Moraes contra o jogo político

O acúmulo de inconsistências na delação de Mauro Cid parece indicar uma motivação política para tirar o bolsonarismo do jogo político, segundo Marsigilia. “Condenar o bolsonarismo é condenar a direita e a oposição. E, se você condena a oposição, também condena a democracia”, afirma. Ele cita também casos de políticos ligados à esquerda que se viram vítimas de censura, como o ex-ministro de Lula Aldo Rebelo.

Ainda, a advogada Anne Dias lembra da censura ao Partido da Causa Operária (PCO): “Ele mandou derrubar a rede social de um partido comunista. Então estamos falando de alguém que não se contém para silenciar os seus opositores”. Para Anne, Moraes não escolhe espectro político em suas decisões.

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a quinta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.

fonte

Verifique também

Centrão indicou maioria dos ministros do TCU que julgarão atuação do BC no caso Master

Após uma semana de forte desgaste institucional marcado pelo embate entre o Tribunal de Contas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *