quinta-feira , 11 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

“Decisão que vai enfurecer Trump ainda mais”: imprensa internacional repercute condenação de Bolsonaro

Órgãos de imprensa de outros países repercutiram a votação na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por acusações de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, com os votos da ministra Cármen Lúcia e do presidente da turma, Cristiano Zanin, nesta quinta-feira (11) fechando o placar em 4 a 1 pela condenação.

A Reuters mencionou que a decisão deve gerar reação do presidente americano, Donald Trump.

“É provável que [o desfecho do caso] enfureça ainda mais o presidente dos EUA, Donald Trump, aliado próximo de Bolsonaro que já chamou o caso de ‘caça às bruxas’ e atingiu o Brasil com aumentos de tarifas, sanções contra o juiz relator [do caso, Alexandre de Moraes] e a revogação de vistos para a maioria dos membros da corte superior brasileira”, destacou a agência britânica, que afirmou que o veredicto contra Bolsonaro “ecoa” outros casos deste ano contra líderes de direita de outros países, como Marine Le Pen, na França, e Rodrigo Duterte, nas Filipinas.

Em março, Le Pen foi condenada pela Justiça francesa a quatro anos de prisão (dois a serem cumpridos em prisão domiciliar e dois suspensos), pagamento de multa de 100 mil euros e inelegibilidade por cinco anos num julgamento por desvio de recursos do Parlamento Europeu.

No mesmo mês, Duterte foi preso e transferido para a Holanda, sede do Tribunal Penal Internacional (TPI), devido a acusações de crimes contra a humanidade supostamente cometidos na chamada “guerra às drogas”, durante seu mandato presidencial (2016–2022).

A emissora americana CNN destacou em reportagem no seu site que o processo contra Bolsonaro dividiu o Brasil. “O julgamento, que acontece antes das eleições gerais de 2026, polarizou o Brasil. No fim de semana, milhares de apoiadores de Bolsonaro lotaram as ruas no Dia da Independência do país para protestar contra os procedimentos legais”, relatou.

O jornal argentino Clarín também destacou as opiniões divididas sobre o julgamento. “A sociedade brasileira, polarizada, está dividida entre os que consideram o julgamento um exercício de defesa da democracia e os que apontam motivações partidárias [no processo]”, enfatizou o periódico portenho.

O conservador The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, disse que a condenação de Bolsonaro no STF “aumenta a possibilidade de décadas de prisão para o político de direita e inflama uma disputa entre o presidente Trump e o atual líder esquerdista do país”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Mandar Bolsonaro para a prisão, aos 70 anos, desafiaria os esforços de Trump para encerrar um caso que eletrizou o maior país da América Latina e colocou o Brasil no centro da guerra comercial do governo americano. Trump impôs tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras devido ao que o seu governo chama de caça às bruxas contra o ex-líder”, afirmou a reportagem do WSJ.

fonte

Verifique também

Venezuela desafia EUA com 284 frentes de batalha e aviso: “Chegou a hora da guerra revolucionária”

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (11) o lançamento do Plano Independência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *