segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

De olho em 2026, PSD reforça aliança com Tarcísio em meio à ameaça de abandonar Lula 

Liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, o PSD ampliou a movimentação para reforçar sua aliança com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Essa estratégia acontece em meio ao derretimento da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao descontentamento da bancada com o governo petista. 

Kassab é o atual secretário de governo de São Paulo e um dos principais entusiastas da candidatura de Tarcísio à Presidência em 2026. O cacique do PSD, inclusive, tem se aproximado de Jair Bolsonaro (PL) na estratégia de tentar construir uma candidatura no campo da direita para fazer frente à reeleição de Lula.

O ex-presidente está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os seus aliados pressionam por uma definição de apoio até o final deste ano no intuito de viabilizar outro nome da direita. Até o momento, Tarcísio se coloca como candidato à reeleição ao governo paulista e defendeu que só mudará de planos caso tenha o aval de Bolsonaro.   

Ao lado de Tarcísio na semana passada, Bolsonaro disse que espera “estar no tabuleiro político” nas eleições do ano que vem. Apesar disso, o ex-presidente aproveitou para elogiar o governador de São Paulo.

“Ele [Tarcísio] sentiu o gostinho da política e não sai mais. Tem um grande futuro pela frente, é um baita de um gestor. Na política, já aprendeu 95% das coisas. Tarcísio, vou dar umas aulas para você, se é que não pegou tudo do Kassab”. disse o ex-presidente. 

Nessa estratégia, Kassab tem atuado como principal articulador para tentar destravar o apoio de Bolsonaro ao nome de Tarcísio. A expectativa entre líderes do PSD é de que o partido de Kassab esteja formalmente na coligação que está sendo costurada pelo PL para 2026.

“Quero cumprimentar aqui o Kassab, presidente do maior partido do país, depois do PL. Não é só o PL, não. O PSD tem gente boa, o PR [Republicanos], tanta gente”, acenou Bolsonaro durante evento em São Paulo.

PSD estampa rosto de Tarcísio na propaganda partidária 

Enquanto trabalha para viabilizar o apoio de Bolsonaro ao nome de Tarcísio em 2026, Kassab usou as inserções do PSD na propaganda partidária na televisão para reforçar a aliança com o governador paulista. Das sete peças, que irão ao ar até 27 de junho, cinco citam diretamente o chefe do Executivo estadual.

“Juntos, o governador Tarcísio de Freitas e o PSD estão dando um novo impulso ao desenvolvimento de São Paulo. São centenas de ações, obras e programas acontecendo agora mesmo, preparando um futuro de ainda maior desenvolvimento”, diz um dos comerciais. 

Os vídeos mostram Tarcísio em obras, inaugurações e eventos políticos. “Governo de São Paulo e PSD, uma parceria que leva São Paulo adiante”, afirma a narradora no encerramento de alguns dos vídeos. 

Recentemente, Kassab ressaltou que seu partido apoiará Tarcísio em uma eventual disputa presidencial, e que a centro-direita “não lança nenhum outro nome” caso o governador paulista entre oficialmente na disputa. Até o momento, o PSD conta com duas pré-candidaturas lançadas por parte dos governadores Ratinho Júnior, do Paraná, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.

“O partido tem um bom encaminhamento: todos sabem que o governador Tarcísio é candidato à reeleição, se ele não for [e concorrer ao Planalto], terá apoio do PSD. E o PSD tem o governador Ratinho em pré-campanha há muito tempo. Mais recentemente, o governador Eduardo Leite também se tornou pré-candidato”, disse Kassab durante evento em São Paulo. 

Além do apoio do PSD ao nome de Tarcísio à presidência, Kassab já flertou com uma candidatura dele mesmo ao governo de São Paulo como sucessor do atual governador. Essa movimentação, no entanto, também dependeria de um acordo com o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro no estado. 

Partido de Kassab vive relação conturbada com o governo Lula 

Enquanto a cúpula do PSD reforça sua aliança com Tarcísio de Freitas, a bancada do partido de Kassab passa por um desgaste na relação com o governo Lula. A sigla, que tem 45 deputados e 14 senadores, conta com ao menos três ministérios na gestão do PT.

O principal descontentamento acontece entre os deputados, que chegaram a cobrar mais espaço na Esplanada dos Ministérios, mas a demanda não foi atendida pelo Planalto. A bancada da Câmara foi responsável pela indicação de André de Paula para o Ministério da Pesca, pasta considerada de baixa capilaridade pelos parlamentares.

O principal recado contra o governo foi dado nesta segunda-feira (16), quando o partido fechou questão para votar pela urgência no projeto que pede a derrubada do decreto de Lula sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ao todo, 40 deputados votaram pela aprovação e apenas 5 mantiveram apoio ao governo

“Nós fizemos uma reunião com a bancada do PSD, na qual discutimos a importância do debate deste PDL [Projeto de Decreto Legislativo]. Nos estatutos do nosso partido, nós temos uma posição contrária a qualquer aumento de impostos. A bancada fez sua avaliação, fruto de um amplo debate. Nós resolvemos, por quase unanimidade da bancada, votar sim à urgência deste PDL”, anunciou o líder do PSD na Câmara, Antônio Brito (BA), durante a votação em plenário. 

Nos bastidores, deputados admitem que o cenário dentro da bancada é de muita insatisfação com o governo. Questionados sobre a possibilidade de o PSD apoiar Tarcísio de Freitas em 2026, esses parlamentares avaliam que o cenário para o governador pode ser bem mais favorável diante da queda de popularidade de Lula.

Pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 12, apontou que 40% do eleitorado reprova o governo petista. Esse é o maior índice da rejeição de Lula desde o início do seu terceiro mandato. O instituto ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 136 municípios brasileiros entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *