segunda-feira , 25 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Davi Alcolumbre pode ser alvo da Lei Magnitsky, sugere Paulo Figueiredo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pode ser o novo alvo da Lei Magnitsky por sua postura em relação aos pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A possibilidade foi sugerida por Paulo Figueiredo, jornalista, influenciador de direita e empresário.

Para Figueiredo, Alcolumbre representa o principal empecilho para a tramitação do impeachment contra Moraes e que sua omissão configura, segundo os critérios da Lei Magnitsky — legislação dos Estados Unidos que sanciona autoridades estrangeiras envolvidas em violações de direitos humanos —, uma colaboração com atos que ferem esses direitos.

A possibilidade começou a ganhar força entre os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após Alcolumbre declarar, na quarta-feira (6), de que não pautaria as propostas de afastamento de Moraes.

Embaixada norte-americana volta a subir o tom

Em nota, publicada na quinta-feira (7), a embaixada dos Estados Unidos no Brasil também admitiu que o governo norte-americano poderia ampliar as sanções para autoridades que apoiam Alexandre de Moraes.

“Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”, diz a nota. O Itamaraty chamou o encarregado de negócios dos EUA para explicações sobre a publicação.

Davi Alcolumbre diz que poderia analisar pedido de impeachment

Também neste sexta-feira, o senador Davi Alcolumbre tentou reduzir o atrito com os 41 senadores – o mínimo necessário – que assinaram o requerimento para o impeachment e disse que poderia analisar o pedido.

A Lei Magnitsky permite que autoridades estrangeiras sejam responsabilizadas por apoio ou conivência com abusos de direitos humanos, o que inclui sanções econômicas e restrição de entrada nos Estados Unidos. Para a direita, ao travar o processo contra Moraes, Alcolumbre estaria cooperando com esse tipo de violação, colocando-se como possível alvo da lei.

fonte

Verifique também

Israel ataca alvos militares dos Houthis na capital do Iêmen

As Forças de Defesa de Israel (FDI) bombardearam neste domingo (24) um complexo militar, duas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *