quarta-feira , 1 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Cuba descarta enviar tropas para ajudar Maduro em eventual guerra contra os EUA

O regime comunista de Cuba descartou a possibilidade de enviar tropas para apoiar a Venezuela em caso de conflito armado contra os Estados Unidos. Em entrevista concedida na semana passada ao portal Zeteo News, do jornalista Mehdi Hasan, o vice-chanceler cubano, Carlos Fernández de Cossío, afirmou que a atuação de Havana em um possível confronto se limitará ao apoio político à ditadura de Nicolás Maduro.

“Não vamos entrar em guerra com os Estados Unidos”, declarou o diplomata, reforçando que Cuba oferecerá “todo o apoio político” a Caracas, mas sem envolvimento militar.

Fernández de Cossío foi insistentemente questionado sobre a possibilidade de engajamento direto das Forças Armadas cubanas em defesa do regime chavista. O vice-chanceler deixou claro que a posição de Havana é restrita à solidariedade diplomática.

“Essa é uma pergunta muito perigosa. Não vamos entrar em guerra com os Estados Unidos. Brindaremos todo o nosso apoio a Venezuela, basicamente solidariedade política”, disse.

Durante a entrevista, o diplomata cubano expressou preocupação com a escalada de tensões na região. Segundo ele, “há uma postura ameaçadora contra a Venezuela. É muito irresponsável acreditar que se pode fazer isso [uma invasão ao território venezuelano] sem causar muitas perdas de vidas. É uma ameaça para a Venezuela, é uma ameaça para todo o continente, para toda a região”.

Questionado sobre cenários hipotéticos, como eventuais ataques a embarcações cubanas, Fernández de Cossío evitou dar respostas diretas, classificando essas hipóteses como “uma circunstância diferente”. Em outro momento, criticou a justificativa de Washington para a presença militar no Caribe, voltada ao combate ao narcotráfico.

“Todo mundo sabe que o narcotráfico não vem da Venezuela”, afirmou, defendendo o regime chavista e destacando a “paciência” de Maduro diante das pressões externas.

fonte

Verifique também

Por que Trump quer que candidato republicano desista da disputa pela prefeitura de Nova York

Nova York recebe uma atenção especial do presidente americano, Donald Trump, não só por ser …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *