quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Criminosos fingem ser advogados e "limpam contas" usando imagens de vítimas feitas por videochamadas

DO CONEXÃO PODER

Em entrevista ao Conexão Poder, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, alertou sobre o aumento de vítimas do golpe do “falso advogado”, em que criminosos se passam por advogados, acessam os processos judiciais, retiram informações, como telefone, nomes das partes e demanda pretendida para, em seguida, abordar uma das partes e propor uma vantagem financeira, como recebimento de indenizações.

“Eles utilizam as fotos do advogado, eles tiram das redes sociais, de entrevistas para imprensa, retiram a logo do escritório, para se passar como se fosse mesmo o advogado, então se você receber uma ligação de um número falando que é seu advogado, mas é um número que você não tem salvo, que você não conversou com seu advogado anteriormente, desligue aquela ligação e entre em contato com  advogado através de um canal em que  você já falou com ele, se permanecer a dúvida vá até o escritório pessoalmente, se não conseguir ir pessoalmente, ligue para a OAB”, explicou.

Gisela reforçou a orientação de não efetuar pagamento de boleto ou realizar pix diante de solicitações que exigem imediatismo e acrescentou que a instituição está atuando em conjunto com a Polícia Civil para inibir tais crimes.

Segundo ela, até mesmo a voz do advogado tem sido reproduzida de maneira criminosa por meio da Inteligência Artificial na aplicação de golpes.

Veja o trecho:

Veja na íntegra:


fonte

Verifique também

Psicoterapeuta: Uso de maquiagem e SPA para crianças também são formas de adultização

RepórterMT Mariana Vidotto é psicoterapeuta, neurocientista e especialista em desenvolvimento infantil. RepórterMT Mariana Vidotto é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *