segunda-feira , 22 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

CPMI ouve sócio e “carregador de mala” do Careca do INSS

EVELLYN PAOLA

METRÓPOLES

Rubens Oliveira Costa, um dos sócios de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, presta depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta segunda-feira (22/9), às 16h. Ele vai na condição de convocado, ou seja, é obrigado a comparecer ao colegiado. Rubens é classificado como testemunha, e não como investigado.

No entanto, o “carregador de mala” do Careca do INSS está protegido por habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Isto é, ele não tem obrigação de responder às perguntas feitas pelos deputados e senadores e pode optar pelo silêncio na CPMI, presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG, foto em destaque).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Farra do INSS

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.

De acordo com a investigação da Polícia Federal, Rubens Oliveira Costa é o “carregador de mala” do Careca do INSS. Ele sacou R$ 919,4 mil de empresas de Antonio Antunes, Romeu Antunes e Thaisa Jonasson, companheira do ex-procurador do INSS Virgilio Oliveira Filho, um dos receptores de propina do esquema.

Rubens também aparece como um dos sócios da empresa “Venus Consultoria & Assessoria Empresarial S/A”, juntamente com Alexandre Guimarães, ex-diretor do INSS, que participou de uma reunião com o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz (PDT), na sede do Ministério, durante a transição dos governos de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia a matéria completa em Metrópolis.


fonte

Verifique também

Projeto libera porte de arma de choque para mulheres

Reprodução O texto prevê que cada mulher poderá adquirir no máximo uma arma, com potência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *