A Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul, uma agência do governo sul-coreano, informou nesta segunda-feira (17) que os aplicativos do DeepSeek foram removidos das lojas App Store e Google Play no país no fim de semana devido a preocupações sobre privacidade.
Segundo informações da agência Associated Press, a comissão disse que a startup chinesa que criou o app de inteligência artificial concordou em trabalhar com as autoridades da Coreia do Sul a respeito dos problemas detectados.
O DeepSeek segue disponível no país para usuários que já haviam baixado o app nos seus celulares ou que o usam em computadores, mas o governo sul-coreano recomendou que o aplicativo seja excluído de dispositivos ou que a população sul-coreana evite inserir informações pessoais na ferramenta até que os problemas sejam resolvidos.
Órgão públicos da Coreia do Sul já haviam bloqueado o uso do DeepSeek e proibido seu uso em dispositivos do governo, assim como fizeram Austrália e Taiwan.
Nam Seok, diretor da divisão de investigação da comissão sul-coreana, disse que uma apuração apontou que a empresa chinesa não é transparente sobre transferências de dados de terceiros e possivelmente coletava informações pessoais “em excesso”.
Por ora, o DeepSeek não se pronunciou sobre a decisão do governo da Coreia do Sul.