O senador Fabiano Contarato (PT-ES), presidente da CPI do Crime Organizado, classificou como “infeliz” a fala do presidente Lula (PT), que disse que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”. O senador concedeu entrevista ao O Globo, publicada nesta quarta-feira (5).
Rebatendo a fala de Lula, Contarato diz que “o traficante é o que há de mais pernicioso dentro da sociedade brasileira.” Ele diz que defende “mais rigor, inclusive no aumento das penas para o tráfico de entorpecentes.” Delegado de polícia, o petista diz que presidirá a CPI com autonomia. Sobre a declaração de Lula, pontuou que respeita o posicionamento do presidente, mas que mantém suas convicções.
Contarato questiona sucesso da Operação Contenção
Contarato, no entanto, critica a Operação Contenção, que combateu a expansão do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. O senador relembra os 121 mortos, incluindo quatro policiais, e argumenta: “um dos alvos, o Doca, não foi capturado. Então, ela foi um sucesso?”
O presidente da CPI reconhece que a esquerda trata a segurança pública com “romantização”. “É claro que eu também sou adepto dos direitos humanos. Faço parte de um partido que defende isso, mas é preciso compreender que políticas públicas de combate à desigualdade, educação em tempo integral, iluminação pública, saneamento básico, tudo isso faz parte”, concluiu.
Pauta frequente na direita, a crítica às saídas temporárias (‘saidinhas’) também aparece no discurso do senador. Ele soma a esse benefício outros que, em suas palavras, trazem “a certeza da impunidade”.
Sobre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, Contarato o classifica como “sereno e técnico”. O senador evitou críticas, dizendo apenas que Lewandowski está no momento certo para “avançar em pautas relevantes para o país, restabelecendo a pacificação social e garantindo segurança pública como direito de todos”.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.