domingo , 7 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Com gás de graça, Lula e Janja escancaram o pobrismo como projeto de poder

Quanto mais pobres, melhor. A frase, que à primeira vista parece uma paródia, foi na verdade a lógica escancarada pelo presidente Lula ao lançar o programa Gás para o Povo, em Belo Horizonte. O mandatário petista disse, sem rodeios, que “para um país dar certo, é preciso garantir que muitos tenham pouco dinheiro”. Uma fórmula de prosperidade baseada na escassez — ou a consagração daquilo que pode ser chamado também de cultura do pobrismo.

O PT nunca escondeu seu pendor pelo populismo assistencialista, e é fiel guardião desta tradição maldita da política brasileira. Dentaduras, muletas, cadeiras de rodas, dinheiro em espécie e, agora, o botijão de gás de graça. Todos temperados com a mesma receita: distribuir benesses estatais em troca de votos cativos. O novo programa, que promete botijão gratuito para 17 milhões de famílias, vem com a marca do governo estampada no recipiente. Marketing eleitoral antecipado. O que, segundo a lei, é crime.

Exploração do pobrismo: do gás aos descontos indevidos no INSS

Empolgada com a distribuição de benesses numa favela de Belo Horizonte, a primeira-dama Janja cantarolou a “musiquinha do gás”, no pior estilo de “quem quer dinheiro” do antigo programa de auditório de Silvio Santos. Uma cena que levou o colunista Francisco Escorsim a cravar: “é o programa Botijanja!”. A dentadura eleitoral de outros tempos acaba de ganhar sua versão século XXI.

Por trás do folclore, porém, está a lógica política do PT: manter a população nivelada por baixo, dependente do Estado e agradecida ao “pai dos pobres”. Como definiu o economista Daniel Vargas no programa Última Análise no canal do YouTube da Gazeta do Povo, o governo se coloca como regulador da miséria nacional. Na visão lulopetista, a pobreza não é um problema a ser superado, mas um capital político a ser explorado.

Botijanja é mais do que um apelido. É um símbolo de como o PT entende o Brasil e tenta perpetuar seu projeto de poder.

fonte

Verifique também

Lula pede a von der Leyen reforço no acordo entre União Europeia e Mercosul por causa de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu nesta sexta-feira (5) à presidente da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *