sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

CNE anuncia nova contagem de voto nas eleições de Honduras em meio a atrasos e problemas técnicos

A conselheira presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Ana Paola Hall, anunciou neste domingo (7) que o escrutínio das eleições gerais realizadas em 30 de novembro, paralisado desde sexta-feira por alegadas falhas técnicas, será “reiniciado imediatamente”.

“Em suma, a divulgação será reiniciada imediatamente nos próximos minutos, uma vez que as últimas ações técnicas da empresa (que está sendo escrutinada) tenham sido cumpridas, com a auditoria externa, e o pessoal está esperando para poder reiniciá-la”, sublinhou Hall em um comunicado, acompanhado pela conselheira Cossette López.

A conselheira acrescentou que no dia das eleições, “apesar de todos os presságios, Honduras deu um exemplo maravilhoso” e que o CNE se mantém e permanecerá firme até o último momento no processo, que ocorrerá com a declaração oficial de resultados”.

Esquerda diz que não reconhece resultados e culpa Trump por “interferência”

O governante Partido Liberdade e Refundação (Livre, de esquerda) “não reconhece” as eleições gerais de 30 de novembro em Honduras pela suposta “interferência e coerção” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e convocou mobilizações no final de semana em apoio à candidata presidencial, Rixi Moncada, que aparece em terceiro lugar na apuração.

“Libre não reconhece as eleições realizadas sob uma interferência e coerção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e da oligarquia aliada que atacaram o povo hondurenho com um golpe eleitoral em andamento após o envio de um milhão de mensagens por diferentes plataformas ameaçando o povo que se votar em Rixi não receberá as remessas no mês de dezembro”, declarou Moncada em uma aparição de imprensa na sede do partido oficialista.

Segundo a candidata, a alegada interferência de Trump está “alterando a soberania popular” e denunciou que o sistema de transmissão de resultados eleitorais foi “manipulado em seu código fonte”.

“Sem usar as três chaves do sistema de segurança, nas costas dos técnicos responsáveis, o software foi adulterado, violando a Lei Eleitoral e os protocolos de segurança”, sustentou.

De acordo com a contagem preliminar das eleições, paralisada desde sexta-feira com 88,02% das atas escrutinadas, o candidato Nasry “Tito” Asfura, do conservador Partido Nacional, que recebeu o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, acumulou 1.132.321 votos (40,19%), enquanto Salvador Nasralla, candidato dp Partido Liberal, teve 1.112.570 votos (39,49%).

A candidata do partido governista foi rebaixada a um distante terceiro lugar, com 543.675 votos (19,30%), longe de suas pesquisas que davam uma vantagem sobre os dois candidatos.

Mais de uma semana após as eleições gerais em Honduras em 30 de novembro, os hondurenhos ainda não sabem o resultado final, enquanto cresce a incerteza e a desconfiança entre uma população que se pergunta por que o escrutínio está atrasado.

fonte

Verifique também

Casa Branca diz que Irã cancelou 800 execuções devido a ultimato de Trump

A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira (15) que o regime do Irã teria cancelado 800 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *