segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Citando ameaça russa, Otan anuncia expansão de gastos militares

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, anunciou nesta segunda-feira (23) que todos os países membros concordaram em elevar os gastos com defesa para 5% do PIB, em meio às crescentes tensões no mundo. A aliança militar realiza cúpula em Haia, na Holanda, nesta semana.

Em declarações à imprensa, Rutte afirmou que “o plano de investimento que os aliados aprovarão em Haia estabelece uma nova base: 5% do PIB a serem investidos em Defesa. Isso representa um salto gigantesco – ambicioso, histórico e fundamental para garantir nosso futuro”.

O secretário-geral enfatizou que a medida se mostra necessária diante do que “vemos diariamente com o terror mortal da Rússia vindo do céu sobre a Ucrânia – e devemos ser capazes de nos defender contra esse tipo de ataque”.

A expansão dos gastos militares para 5% do PIB era a principal demanda do presidente dos EUA, Donald Trump, para a Otan.

Segundo a agência Reuters, o novo plano de gastos com defesa da Otan prevê que os países gastem 3,5% do PIB em “defesa básica” – essencialmente com armas e tropas – além de 1,5% em investimentos relacionados à segurança, como adaptação de estradas, portos e pontes para uso de veículos militares, proteção de oleodutos e dissuasão de ataques cibernéticos.

Putin fala em “provocação” da Otan para promover uma corrida armamentista

O ditador da Rússia, Vladimir Putin, aproveitou o mesmo dia do anúncio da Otan para informar sobre o reforço da tríade nuclear russa (aviação estratégica, submarinos nucleares e mísseis intercontinentais) com bombardeiros Tu-160M ​​modernizados e mísseis balísticos intercontinentais RS-24 Yars.

“Sabemos que na cúpula da Otan se planeja anunciar o início de um programa em larga escala para continuar aumentando o potencial da Aliança. Para isso, os orçamentos militares de seus países membros aumentarão”, disse ao discursar para um grupo de graduados de escolas e academias militares, em um evento transmitido ao vivo pela televisão russa.

De acordo com o ditador russo, a medida anunciada nesta segunda-feira pelo secretário-geral da Otan “deixa claro quem está realmente provocando a militarização e uma corrida armamentista global”.

Putin também anunciou no evento militar que o Exército de Moscou criará uma nova força de drones, devido à crescente importância dos veículos aéreos não tripulados nos conflitos atuais.

O ditador ainda voltou a comentar a recente escalada das tensões no Oriente Médio com o envolvimento de “potências não regionais” no conflito – em clara referência ao bombardeio dos Estados Unidos no Irã. Segundo Putin, a situação está colocando o mundo “à beira do abismo”.

“Dada a crescente tensão geopolítica, continuaremos a tomar as medidas adequadas para fortalecer a segurança da Rússia e de nossos aliados. O desenvolvimento de nossas Forças Armadas é a garantia de uma Rússia soberana e independente”, concluiu.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *