Gramado sintético foi motivo de troca de notas entre clubes
O tema gramado sintético promete ser um dos assuntos mais falados do Brasileirão 2026. Isso porque, cinco times da Série A utilizam o piso de plástico. O grupo, inclusive, emitiu uma nota defendendo este tipo de solo e cutucando o Flamengo. Por outro lado, o Rubro-Negro rebateu e recebeu ‘like’ de Neymar, do Santos, e Lucas Moura, do São Paulo.
Athletico Paranaense, Atlético-MG, Botafogo, Chapecoense e Palmeiras, que jogam em gramados de plástico, publicaram texto em conjunto defendendo o tipo de piso e cutucando o Flamengo. Afinal, o Rubro-Negro é um dos líderes do movimento para o uso 100% de campos naturais.
QUAL FOI A NOTA DOS CINCO CLUBES?
“Diante das recentes declarações públicas sobre a utilização de gramados sintéticos no futebol brasileiro, Athletico Paranaense, Atlético, Botafogo, Chapecoense e Palmeiras reafirmam sua posição em defesa dessa tecnologia, adotada de forma responsável, regulamentada e alinhada às melhores práticas internacionais.
Em primeiro lugar, é imprescindível reconhecer que não existe padronização de gramados no Brasil. Ignorar esse fato e direcionar críticas exclusivamente aos gramados sintéticos reduz um debate complexo a uma narrativa simplificada, injusta e tecnicamente equivocada.
Também reiteramos que um gramado sintético de alta performance supera, em diversos aspectos, os campos naturais em más condições presentes em parte significativa dos estádios do país.
É igualmente importante esclarecer que não há qualquer estudo científico conclusivo que comprove aumento de lesões provocado pelos gramados sintéticos modernos.
O tema da qualidade dos gramados é legítimo, saudável e necessário. Porém, deve ser conduzido com responsabilidade, dados objetivos e conhecimento técnico, e não com narrativas que distorcem a realidade, desinformam o público e desconsideram a complexidade do assunto”.
O QUE DISSE O FLAMENGO?
Nas redes sociais, o Flamengo publicou uma série de ‘fatos e fakes’ sobre o gramado artificial. Com a legenda “GRAMA OU PLÁSTICO? O Flamengo esclarece, com dados e estudos, o que é FATO e o que é FAKE sobre o uso de gramados de plástico no futebol”, o Rubro-Negro postou seis artes sobre o tema.
Dentre outros pontos, o Flamengo destacou que as principais ligas do mundo não utilizam gramado sintético. Além disso, o Rubro-Negro destacou que o piso de plástico aumenta a temperatura, podendo chegar a 60 graus, e colocando os jogadores em risco. Fora a possibilidade de lesões grandes e o veto de grandes atletas em atuar nos respectivos estádios.
QUAIS ESTÁDIOS DO BRASILEIRÃO TERÃO SINTÉTICOS?
Com os acessos de Chapecoense e Athletico-PR, agora, a Série A terá cinco gramados de plástico. São eles: Arena da Baixada, Arena MRV, Arena Condá, Engenhão e Allianz Parque. Ou seja, 25% dos times da primeira divisão terão o piso artificial.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.