Uma empresa que fornece serviços de faturamento e embarque para grande parte dos aeroportos na Europa sofreu um ciberataque na noite de sexta-feira (19). O incidente, de origem desconhecida, afetou os terminais aéreos de Bruxelas, Londres (Heathrow) e Berlim-Brandemburgo. Mais de 20 voos foram afetados na Bélgica.
A ação ainda não foi reivindicado por nenhum país ou grupo terrorista. “Houve um ciberataque na noite de sexta-feira, 19 de setembro, contra os sistemas do provedor de serviços de faturamento e embarque que afetou vários aeroportos europeus, incluindo o de Bruxelas”, advertiram autoridades da capital belga.
Terminal de Dublin é esvaziado
O Terminal 2 de Dublin, na Irlanda, foi esvaziado como medida de segurança. “A segurança dos passageiros e da equipe é a nossa maior prioridade”, escreveu o aeroporto de Dublin na rede social X.
Da mesma forma, recomendou a qualquer pessoa presente que siga a equipe até os pontos de encontro designados e advertiu que as operações de voo poderiam ser afetadas “temporariamente”.
De acordo com a emissora pública irlandesa “RTÉ’, o terminal foi esvaziado após um “alerta de segurança” ocorrido por volta das 11h30 (do horário local, 7h30 de Brasília), sobre o qual não foram divulgados mais detalhes sobre sua natureza.
Recomendações aos passageiros
Os aeroportos de Bruxelas e Heathrow aconselharam os viajantes a verificar o status de seus voos com a companhia aérea antes de se dirigir ao terminal. A Collins Aerospace informou que estava trabalhando para resolver o problema rapidamente.
Impacto nos aeroportos
- Bruxelas: O aeroporto da capital belga foi um dos mais afetados. Mais de 20 voos foram impactados, resultando em nove cancelamentos e 15 atrasos de uma hora ou mais. As operações de check-in e embarque tiveram de ser feitas manualmente.
- Londres (Heathrow): O aeroporto confirmou que a Collins Aerospace, fornecedora de sistemas, enfrentava um “problema técnico”. Isso causou atrasos para os passageiros.
- Berlim-Brandemburgo: O aeroporto alemão também foi atingido. O problema técnico gerou longos tempos de espera no check-in e embarque, além de atrasos.
- Dublin: o aeroporto acabou evacuado após um alerta de segurança, sem maiores informações.