quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Chuva que atingiu Cuiabá nesta segunda-feira foi causada por massa de ar polar repentina

THIAGO NOVAES

DO REPÓRTERMT

Uma chuva repentina atingiu Cuiabá no fim da tarde desta segunda-feira (23), causando caos no trânsito da capital, transtornos e alagamentos pela capital e região. Inesperada para esta época do ano, a chuva foi causada por uma massa de ar polar que atingiu o Brasil e está provocando fenômenos naturais em várias partes do país, com climas atípicos, ventanias, chuvas fortes e quedas de temperatura.

Segundo o professor doutor nas Áreas de Química Geral e Inorgânica do Campus de Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Felipe Thomaz Aquino, essas chuvas fortes são causadas devido às variações repentinas de temperaturas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Aqui, apesar de estarmos na estação do inverno, nós estamos com temperaturas elevadas. Então, quando as massas de ar quente e frio se chocam formam-se nuvens carregadas chamadas de cumulonimbus que geram essas chuvas intensas”, explicou.

A massa de ar polar atingiu as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Leia mais – Teto de unidade de saúde vira cascata e água sai até de interruptor; acidentes são registrados

O professor também explica que, diferente da frente fria anterior que atingiu a capital no início deste mês, esta massa de ar polar que atinge o país agora não é comum nesta época do ano, e por isso pode causar fenômenos atípicos. 

“Algumas frentes frias são decorrentes de massas de ar frio que vem naturalmente e são esperadas devido à chegada do inverno por exemplo. Essa massa de ar polar que veio do sul não é típica. É muito fria e muito repentina, causando esses fenômenos climáticos atípicos”, disse.

Aquino também esclarece que a massa de ar polar que atingiu o país é causada pelas mudanças climáticas.

“Essa massa de ar polar que veio do Sul não é típica. Ela é causada pelas mudanças climáticas que o homem está gerando no planeta causando esses fenômenos atípicos que acaba assustando a população porque eles não são esperados”, finalizou.


fonte

Verifique também

Abilio forma comissão para acabar com contrato-bomba deixado por Emanuel

REPÓRTERMT Contrato assinado por Emanuel obriga Cuiabá a pagar R$ 600 milhões REPÓRTERMT Contrato assinado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *